A Ferrari apresentou na 5ª feira (9.out.2025), em Maranello (Itália), o Elettrica, seu 1º carro totalmente elétrico. O modelo é o marco inicial da transição energética da montadora italiana, que planeja ter 20% da linha composta por veículos elétricos até 2030.
O carro começa a ser entregue no fim de 2026. A empresa afirma que o Elettrica foi desenvolvido integralmente em Maranello, do chassi às baterias e motores –no total, são mais de 60 tecnologias patenteadas.
Eis os principais dados do Ferrari Elettrica:
A empresa destaca que o chassi do modelo será feito com 75% de alumínio reciclado, o que reduz em 6,7 toneladas as emissões de CO₂ por unidade.
Ferrari anuncia o primeiro carro elétrico da marca
Mesmo sem motor a combustão, a Ferrari manteve a ênfase na experiência sonora. Em vez de ruídos artificiais, o carro amplifica vibrações reais do trem de força para criar um “diálogo direto entre carro e condutor”, segundo a empresa.
De acordo com o cronograma divulgado, a Ferrari lançará em média 4 modelos por ano de 2026 a 2030. A composição da linha no fim da década deve ser:
A nova meta representa uma mudança significativa em relação àquela definida em 2022, que estimava, também para 2030, uma linha composta por 40% de veículos elétricos, 40% híbridos e 20% movidos a combustão interna.
Segundo a empresa, a revisão considera o avanço da eletrificação global, os custos de fabricação, a evolução da infraestrutura de recarga e as demandas do mercado.
O novo direcionamento também considera desafios como a disponibilidade de matérias-primas para baterias e a necessidade de atender a normas ambientais mais rigorosas, especialmente na União Europeia. A Ferrari ressalta que a mudança visa equilibrar inovação, sustentabilidade e a identidade histórica da marca.
O plano da empresa inclui reduzir em 90% as emissões diretas até 2030, em relação a 2021, e cortar 25% das emissões indiretas até o mesmo período. A montadora afirma que já reduziu em 30% suas emissões internas desde 2021, com a substituição da geração a gás por eletricidade renovável.
A Ferrari também aumentará o uso de alumínio reciclado nas carrocerias e motores, o que deve reduzir em 6% o total de emissões de CO₂ até 2030.