Diversos líderes mundiais usaram seus perfis nas redes sociais nesta 5ª feira (9.out.2025) para celebrar o acordo fechado entre Israel e o Hamas, descrevendo como um raro momento de esperança passados 2 anos do conflito. A 1ª fase do plano de paz proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), envolve a libertação de todos os reféns e o recuo das tropas israelenses para uma linha previamente acordada.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu (Likud, direita), disse que a proposta será votada pelo governo nesta 5ª feira (9.out). O Hamas afirmou que o acordo levaria ao fim da guerra na Faixa de Gaza e à retirada de Israel do território. O grupo extremista apelou a Trump e outros líderes para que obrigassem Israel “a implementar integralmente os requisitos do acordo”.
Trump disse que poderá viajar neste fim de semana para a região, onde as negociações sobre o cessar-fogo em Gaza estão em andamento em Sharm el-Sheikh, no Egito. Ainda não está claro se todos os pontos da proposta de Trump foram aceitos por Israel e pelo Hamas e se a guerra na Faixa de Gaza realmente terminará.
Leia abaixo as reações dos líderes internacionais: