Os 13 brasileiros detidos pelas forças israelenses desembarcaram nesta 5ª feira (9.out.2025) no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O avião pousou em solo brasileiro próximo das 10h10, horário de Brasília, depois de fazer uma escala em Doha, no Catar.
Os brasileiros faziam parte da flotilha Global Sumud, que partiu de Barcelona em 31 de agosto e transportava suprimentos essenciais para a população de Gaza, quando foram interceptados por Israel nos dias 1º e 2 de outubro em águas internacionais. Eles foram libertados na 3ª feira (7.out.2025) e foram transferidos para a Jordânia, com a ajuda do Itamaraty.
A deputada Luizianne Lins (PT-CE) era uma das brasileiras presas. Segundo ela, as condições da detenção em Israel eram precárias.
“As celas que eram para ter cinco pessoas, tinham 20. Então a gente viveu esse cotidiano e, sistematicamente, a opressão do ponto de vista psicológico sistemático. A gente não dormia, porque toda hora, de hora em hora, eles chegavam na cela para contar a quantidade de presos. Acho que a gente era contado pelo menos umas 10 vezes por noite”, afirmou.
Eis os 13 brasileiros que foram detidos em Israel:
Leia mais: