• Quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Zelensky quer indicar Trump ao Nobel da Paz

Chefe ucraniano condiciona medida ao maior apoio do republicano à Ucrânia e ao engajamento pelo fim da guerra contra a Rússia.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (Servo do Povo, centro), anunciou nesta 5ª feira (9.out.2025) que pretende indicar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), ao Prêmio Nobel da Paz caso ele contribua para um cessar-fogo na guerra entre Rússia e Ucrânia.

A proposta de Zelensky faz parte de uma estratégia do governo ucraniano para obter maior engajamento norte-americano pelo fim do conflito. O anúncio do vencedor da premiação do ano de 2025 será na 6ª feira (10.out).

“Se Trump der ao mundo, e acima de tudo ao povo ucraniano, a chance de tal cessar-fogo, então, sim, ele deve ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz”, declarou Zelensky, segundo informações da Reuters.

Parlamentares ucranianos formalizaram uma moção na 3ª feira (7.out), solicitando que políticos do país apoiem a indicação do presidente americano ao prêmio. A deputada Anna Skorokhod (For the Future, centro-direita) afirmou que o Parlamento deve demonstrar apoio aos planos de paz de Trump.

Assim como Zelensky, o presidente taiwanês Lai Ching-te (Partido Democrático Progressista, centro-esquerda) declarou, no mesmo dia, que Trump merece a honraria se conseguir convencer a China a abandonar o avanço militarcontra a região.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: