Gabinete de Israel aprova acordo de paz com o Hamas
Acordo de paz foi proposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e recebeu o aval de Israel e Hamas
O Gabinete de aprovou a proposta de paz com o que coloca fim a guerra na Faixa de Gaza. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (9/10) pelo governo israelense.
A votação era o estágio final para que o plano se tornasse prática, tendo em vista que o Hamas já afirmou ter concordado com a proposta.
“O governo acaba de aprovar o quadro para a libertação de todos os reféns — os vivos e os mortos”, disse o gabinete do premiê israelense, Benjamin Netanyahu, em um comunicado.
Até o momento, detalhes sobre como o acordo deverá ser implementado ainda não estão claros. Nesta etapa, porém, está prevista a libertação de reféns israelenses em troca de prisioneiros palestinos.
Leia também
Além disso, tropas das devem iniciar a retirada gradual da Faixa de Gaza. Com a trégua, a entrada de ajuda humanitária no enclave palestino também deverá ser facilitada.
O acordo de paz para Gaza foi anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, em 29 de setembro, e aceito pelos lados envolvidos no conflito. Com isso, delegações de Israel e Hamas passaram a discutir detalhes da proposta no Egito, em negociações que contaram com a mediação do Catar e Turquia.
De acordo com o chefe da delegação do Hamas que participou das discussões, Khalil al-Hayya, I Ele afirmou ter recebido garantias dos EUA, Catar, Egito e Turquia de que Israel cumprirá os pontos do acordo.
Na declaração desta quinta, porém, o gabinete de Netanyahu apenas cita a concordância sobre a primeira fase do acordo — que prevê a libertação de reféns que ainda estão em Gaza.
Por: Metrópoles