O Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos) disse ter recebido com “surpresa” a nova fase da operação Sem Desconto nesta 5ª feira (9.out.2025). A PF (Polícia Federal) realizou busca e apreensão na sede da organização, cujo vice-presidente é José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Os advogados [do Sindnapi] não tiveram acesso ao inquérito policial, ao conteúdo das razões da representação policial ou dos fundamentos da decisão que autorizou a deflagração da medida cautelar, mas reitera seu absoluto repúdio e indignação com quaisquer alegações de que foram praticados delitos em sua administração ou que foram realizados descontos indevidos de seus associados”, diz a nota divulgada pelo sindicato. Eis a íntegra (PDF – 352 kB).
A operação Sem Desconto, deflagrada em abril, investiga um esquema de débitos não autorizados em aposentadorias e pensões do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O escândalo levou ao pedido de demissão do então ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Também motivou a abertura de uma CPI mista no Congresso Nacional.
Os agentes cumprem nesta 5ª feira (9.out) 66 mandados de busca e apreensão em 7 Estados (Amazonas, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe) e também no Distrito Federal.
Segundo a PF, a nova fase “tem o objetivo de aprofundar as investigações e esclarecer a prática de crimes como inserção de dados falsos em sistemas oficiais, constituição de organização criminosa e atos de ocultação e dilapidação patrimonial”.