O presidente da Rússia, , anunciou nesta quinta-feira (9/10), durante uma reunião com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, em Dushanbe, no Tajiquistão, que compensará o Azerbaijão pela participação russa na derrubada acidental de um
Relembre
Um avião da companhia aérea Azerbaijan Airlines, que seguia de Baku, capital do, para a cidade russa de Grozny, caiu em 25 de dezembro de 2024 após ser atingido por engano pelo fogo da defesa aérea russa, segundo informaram as autoridades azerbaijanas.
Os pilotos tentaram realizar um pouso de emergência no oeste do Cazaquistão, mas o avião acabou caindo nas proximidades de Aktau, no mesmo país.
O presidente do Azerbaijão acusou Moscou de ter disparado contra a aeronave. Ao todo, 29 passageiros sobreviveram à queda.
O presidente russo explicou que as de drones ucranianos no espaço aéreo russo. Ele reconheceu o papel da Rússia de forma mais explícita.
Putin acrescentou ainda que irá fornecer assistência à investigação, “agora em seus estágios finais”, segundo a imprensa internacional.

3 imagens


Fechar modal.

![]()
1 de 3 25 de dezembro –Acidente aéreo envolvendo um Embraer E-190 mata ao menos 38 pessoas e deixa outras 29 feridas no Cazaquistão Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão
![]()
2 de 3 Avião que caiu no Cazaquistão despencou 1,4 mil metros em 2 minutos Reprodução/ Redes sociais
![]()
3 de 3 Avião cai no Cazaquistão com 67 passageiros Reprodução/X
Leia também
“É claro que tudo o que for necessário em casos tão trágicos será feito pelo lado russo em termos de indenização e uma avaliação jurídica de todos os assuntos oficiais será feita […] É nosso dever, repito mais uma vez… fazer uma avaliação objetiva de tudo o que aconteceu e identificar as verdadeiras causas”, informou Putin.
Aliyev agradeceu o presidente russo: “Gostaria de expressar minha gratidão mais uma vez pelo fato de o senhor ter considerado necessário destacar esta questão em nossa reunião.”
Na época, o Kremlin informou que, enquanto a aeronave tentava pousar em Grozny, drones ucranianos atacavam o território russo.