Exército de Israel diz que acordo de cessar-fogo entrou em vigor
Em um comunicado nas redes sociais, o exército afirmou que as tropas começaram a se reposicionar, em preparação “para o acordo"
As Forças de Defesa de Israel (, na sigla em inglês) informaram, nesta sexta-feira (10/10), que o entrou em vigor e que as tropas recuaram para as linhas acordadas.
Em um comunicado nas redes sociais, o exército confirmou que as tropas começaram a se reposicionar, em preparação “para o acordo de cessar-fogo e o retorno dos reféns”.
Cessar-fogo
Israel e o Hamas assinaram o documento referente à primeira fase do acordo de paz na Faixa de Gaza, um dia após a guerra completar dois anos.
O acordo de paz foi anunciado pelo .
Apresentado em 29 de setembro, o plano foi aceito por ambas as partes envolvidas no conflito.
Porém, as tropas do Comando Sul “estão posicionadas na área e continuarão a eliminar qualquer ameaça imediata”, acrescentou a IDF.
Leia também
A , mediada por Estados Unidos, Egito, Catar e Turquia, abrange o cessar-fogo imediato, a retirada gradual das IDF da Faixa de Gaza e o fim do bloqueio israelense à entrada de ajuda humanitária no enclave palestino.
Leia também
Além disso, o acordo prevê o retorno dos reféns israelenses que ainda se encontram no enclave palestino — vivos ou mortos — em até 72 horas a partir da aceitação de Israel; a libertação de cerca de 2 mil prisioneiros palestinos após o retorno dos reféns a Israel; e a anistia para membros do Hamas que aceitarem se desarmar.
Ao término do cumprimento dos termos acordados na primeira etapa, os demais pontos do plano de paz começarão a ser abordados.
Por: Metrópoles