Posição de rebanho bovino nos EUA, na Austrália, Argentinae UE coloca Brasil em destaque
Bovinocultura brasileira vive ano histórico em 2025, com alta produtividade, exportações fortes e oportunidades globais para o produtor rural.
Bovinocultura brasileira vive ano histórico em 2025, com alta produtividade, exportações fortes e oportunidades globais para o produtor rural. O ano de 2025 é histórico para a bovinocultura de corte brasileira. Trata-se do ápice dos investimentos realizados no setor, que resultaram em um impressionante salto de produtividade. O Brasil alicerçou sua pecuária de alta performance em dois pilares centrais: precocidade e biosseguridade. O terceiro pilar está em formação: a rastreabilidade. Trata-se de uma demanda de mercados mais exigentes, como a União Europeia. O trabalho para que todo o rebanho bovino brasileiro seja rastreado é árduo e esbarra em questões culturais. No entanto, o status de país livre de febre aftosa sem vacinação — também fruto de um esforço significativo — foi conquistado em 2025.
A partir do momento em que a rastreabilidade for plenamente alcançada, o Brasil deixará de ser apenas um fornecedor de volume e passará a contar com um selo adicional de qualidade, ampliando a perspectiva de exportação de cortes de maior valor agregado. É interessante observar como as exigências da demanda global moldaram os meios de produção no Brasil. A demanda chinesa exigiu precocidade, e pecuaristas e indústria passaram a entregá-la, o que resultou também em um encurtamento do ciclo pecuário no país. window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Os investimentos realizados no Brasil maturaram e tornaram a pecuária de corte muito mais competitiva em comparação à década passada. Essa maturidade também se reflete nas estratégias de comercialização, cada vez mais sofisticadas, oferecendo previsibilidade e boas margens setoriais. Pecuaristas focados em recria e engorda têm conseguido obter bons ganhos nos últimos dois anos. A combinação de custos baixos, expansão da produção brasileira de carne bovina e uma moeda relativamente enfraquecida ofereceu inúmeras oportunidades ao produto brasileiro no mercado internacional. Foto: Divulgação Safras & MercadoMesmo em um ano que tende a ser marcado por menor produção de carne bovina no Brasil, em função do processo de inversão do ciclo pecuário, as oportunidades seguirão presentes. Estados Unidos: expectativa de produção menor, tornando inevitável o aumento das importações, com o produto brasileiro ocupando papel relevante em 2026. União Europeia: segue com encolhimento do rebanho e, apesar dos ruídos políticos, necessita da carne bovina do Brasil para atender seu consumo.
China: mercado central na formação de preços e tendências. Deve registrar encolhimento do rebanho em 2026, aumentando a dependência do produto importado, especialmente o brasileiro. Caso haja salvaguardas mais restritivas, a dinâmica global pode mudar, levando a China a se tornar um mercado mais focado em qualidade. Argentina: passa por recuperação lenta dos rebanhos, com avanços nos embarques, especialmente para EUA e União Europeia. Austrália: consolida-se como o segundo maior exportador global, com foco em eficiência e cortes de maior valor agregado. Quando se trata de volume, o Brasil segue insuperável. O encolhimento dos rebanhos globais coloca o país em posição de destaque. A busca por novos mercados segue imprescindível para mitigar riscos de mudanças na postura chinesa.
Foto: Divulgação Safras & Mercado A expectativa é que o Brasil continue estabelecendo novos recordes de exportação, apostando em tecnologia, manejo, genética e gestão, com aumento de produção em áreas cada vez menores. O setor trabalha de forma consistente para atender às exigências internacionais e conviver com receitas de exportação cada vez mais robustas, refletindo em avanços nas margens de pecuaristas e indústrias. O desafio segue sendo o fortalecimento do mercado doméstico, considerado o calcanhar de Aquiles do setor. Fonte: Safras & Mercado VEJA MAIS:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Por: Redação
Artigos Relacionados:
TRIGO/CEPEA: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados
há 5 minutos
ARROZ/CEPEA: Com expectativa positiva para leilões, preços sobem
há 21 minutos
Maiores compradores e vendedores de bovinos de 2025 em leilões são premiados
há 21 minutos
AÇÚCAR/CEPEA: Oferta diminui, mas cotações atravessam 2025 em forte queda
há 22 minutos
ETANOL/CEPEA: Safra 25/26 é marcada por menor oferta e demanda aquecida
há 22 minutos
CAFÉ/CEPEA: 2026 é marcado por recorde de preços e elevada volatilidade
há 49 minutos
Defesa pede internação de Bolsonaro na véspera de Natal para cirurgia na 5ª
há 49 minutos
Defesa pede para Bolsonaro ser internado para cirurgia na véspera de Natal
há 58 minutos
Panorama da pecuária brasileira em 2025 e as perspectivas para 2026
há 1 hora
SUÍNOS/CEPEA: demanda aquecida e oferta controlada sustentam os preços ao longo de 2025
há 1 hora
BOI/CEPEA: recordes de preços e menor volatilidade marcam a pecuária brasileira em 2025
há 1 hora
Prévia de 0,25% mostra inflação de 2025 dentro da meta do governo
há 1 hora
CropLife: Brasil tem recorde de registros de novos insumos biológicos e químicos
há 1 hora
Temporais avançam sobre estados e regiões do litoral brasileiro; veja a previsão
há 1 hora
Mestrado vai capacitar técnicos da Emater-MG para atuação com queijos artesanais
há 1 hora
Glândulas mamárias tornam gado e humanos potenciais hospedeiros do vírus H5N1
há 1 hora
Jumento, o “herói do sertão”, está dando a volta por cima
há 1 hora
Circuito Frutificaminas encerra o ano com 1,5 mil participantes nos eventos da Emater-MG
há 2 horas
Emendas são um tema difícil de ser julgado em 2026, afirma Gilmar
há 2 horas
Mato Grosso fecha 2025 com 31,6 milhões de bovinos, aponta Indea
há 2 horas
Exportação de gado vivo tem o melhor novembro dos últimos cinco anos com 113,1 mil bovinos
há 2 horas
Brasil mede carbono no campo e mostra caminhos para agro de baixo carbono
há 2 horas
Sorgo se consolida como cultura estratégica no Maranhão e no Oeste da Bahia
há 3 horas
Custos de produção de frangos de corte e de suínos aumentam em novembro
há 3 horas
Da pastagem à inovação: por que o Uruguai é considerado a boutique de carnes do mundo
há 3 horas
Abate de fêmeas supera o de machos pela primeira vez desde 1997; o que esperar?