Circuito Frutificaminas encerra o ano com 1,5 mil participantes nos eventos da Emater-MG
Circuito Frutificaminas encerra 2025 com 1,5 mil participantes, levando tecnologia, capacitação e inovação para fortalecer a fruticultura mineira.
Circuito Frutificaminas encerra 2025 com 1,5 mil participantes, levando tecnologia, capacitação e inovação para fortalecer a fruticultura mineira. O Circuito Frutificaminas, realizado pela Emater-MG, encerrou 2025 com resultados expressivos. Ao longo do ano, foram promovidas 17 etapas regionais e eventos técnicos voltados ao desenvolvimento da fruticultura, reunindo cerca de 1,5 mil participantes entre produtores rurais, técnicos e demais integrantes da cadeia produtiva. Além disso, a programação contou com seis eventos específicos para atualização de extensionistas da empresa, com a participação de 125 profissionais. Criado em 2010, o Circuito Frutificaminas integra um conjunto de ações da Emater-MG para a socialização de tecnologias, troca de experiências e difusão de informações técnicas e de mercado. Em 15 anos de atuação, o programa já contabiliza 139 eventos, com a participação de cerca de 15 mil pessoas e caravanas de mais de 541 municípios mineiros. É o maior evento do setor no estado.
Segundo o coordenador técnico estadual de Fruticultura da Emater-MG, Deny Sanábio, o Circuito tem papel fundamental na qualificação da produção. “O objetivo é levar conhecimento atualizado aos produtores, melhorar a quantidade e a qualidade das frutas produzidas, aumentar a renda no campo e contribuir para a manutenção e geração de empregos”, destaca. window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Durante as etapas de 2025, foram abordados temas como potencialidades e desafios da fruticultura, manejo integrado de pragas e doenças, irrigação, comercialização, crédito rural, certificação, segurança alimentar, uso de drones, inovações tecnológicas e culturas específicas, como banana, abacate, goiaba, maracujá, tangerina e frutas vermelhas, além do enfrentamento ao greening, considerada a principal doença da citricultura. Números da Fruticultura O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, com aproximadamente 46 milhões de toneladas. O aumento do consumo de frutas in natura e de sucos naturais também se reflete no mercado brasileiro, ampliando a demanda por produtos de qualidade e estimulando investimentos no setor. Minas Gerais conta com aproximadamente 146 mil hectares em produção e outros 13,5 mil hectares em formação, ocupando entre a quarta e a quinta posição no ranking nacional. A safra mineira é de aproximadamente 4 milhões de toneladas/ano. Fotos: Divulgação Emater-MGO valor bruto da produção gira em torno de R$ 5 bilhões, sendo que cerca de 38% desse montante são provenientes da agricultura familiar. A atividade gera mais de 500 mil empregos e desempenha papel estratégico na viabilização econômica das pequenas propriedades rurais. Apesar das condições favoráveis e da possibilidade de produção de frutas tropicais, subtropicais e temperadas ao longo de todo o ano, Minas Gerais ainda importa frutas que poderiam ser produzidas no estado. Outro desafio apontado pelo setor são as perdas no mercado interno, que podem chegar a até 40% da produção, principalmente em função de falhas nos tratos culturais, armazenamento, transporte e falta de informação ao longo da cadeia produtiva.
Para Deny Sanábio, iniciativas como o Circuito Frutificaminas são essenciais para enfrentar esses gargalos. “Não bastam apenas as potencialidades naturais. É preciso investir em capacitação, parcerias, políticas públicas e assistência técnica contínua. O Circuito cumpre esse papel ao aproximar produtores, instituições de pesquisa, ensino, órgãos públicos e iniciativa privada, fortalecendo a fruticultura mineira”, afirma. Fonte: www.emater.mg.gov.br VEJA MAIS:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Por: Redação
Artigos Relacionados:
TRIGO/CEPEA: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados
há 3 minutos
ARROZ/CEPEA: Com expectativa positiva para leilões, preços sobem
há 19 minutos
Maiores compradores e vendedores de bovinos de 2025 em leilões são premiados
há 19 minutos
AÇÚCAR/CEPEA: Oferta diminui, mas cotações atravessam 2025 em forte queda
há 20 minutos
ETANOL/CEPEA: Safra 25/26 é marcada por menor oferta e demanda aquecida
há 20 minutos
CAFÉ/CEPEA: 2026 é marcado por recorde de preços e elevada volatilidade
há 47 minutos
Defesa pede internação de Bolsonaro na véspera de Natal para cirurgia na 5ª
há 47 minutos
Defesa pede para Bolsonaro ser internado para cirurgia na véspera de Natal
há 56 minutos
Panorama da pecuária brasileira em 2025 e as perspectivas para 2026
há 1 hora
SUÍNOS/CEPEA: demanda aquecida e oferta controlada sustentam os preços ao longo de 2025
há 1 hora
BOI/CEPEA: recordes de preços e menor volatilidade marcam a pecuária brasileira em 2025
há 1 hora
Prévia de 0,25% mostra inflação de 2025 dentro da meta do governo
há 1 hora
CropLife: Brasil tem recorde de registros de novos insumos biológicos e químicos
há 1 hora
Temporais avançam sobre estados e regiões do litoral brasileiro; veja a previsão
há 1 hora
Mestrado vai capacitar técnicos da Emater-MG para atuação com queijos artesanais
há 1 hora
Glândulas mamárias tornam gado e humanos potenciais hospedeiros do vírus H5N1
há 1 hora
Jumento, o “herói do sertão”, está dando a volta por cima
há 1 hora
Emendas são um tema difícil de ser julgado em 2026, afirma Gilmar
há 2 horas
Mato Grosso fecha 2025 com 31,6 milhões de bovinos, aponta Indea
há 2 horas
Exportação de gado vivo tem o melhor novembro dos últimos cinco anos com 113,1 mil bovinos
há 2 horas
Brasil mede carbono no campo e mostra caminhos para agro de baixo carbono
há 2 horas
Sorgo se consolida como cultura estratégica no Maranhão e no Oeste da Bahia
há 3 horas
Custos de produção de frangos de corte e de suínos aumentam em novembro
há 3 horas
Posição de rebanho bovino nos EUA, na Austrália, Argentinae UE coloca Brasil em destaque