UPL homenageia cinco cooperativas e a Embrapa Soja por ações de sustentabilidade
Reconhecimento se deu pelo protagonismo no desenvolvimento de ações concretas que estão reimaginando a sustentabilidade na agricultura.
Reconhecimento se deu pelo protagonismo no desenvolvimento de ações concretas que estão reimaginando a sustentabilidade na agricultura. A UPL Brasil – empresa do Grupo UPL, fornecedor global de soluções agrícolas sustentáveis – outorgou a comenda “Reimaginando a sustentabilidade” a cinco cooperativas agrícolas brasileiras e à Embrapa Soja. A homenagem foi realizada no dia 20 de novembro, durante encontro do CooperUP (programa de relacionamento da UPL voltado às cooperativas agrícolas) em Santiago, no Chile, e reconheceu o protagonismo das entidades no desenvolvimento de inovações voltadas à sustentabilidade no campo. Rogério Castro, CEO da UPL Brasil, afirma: “As comendas reconhecem o empenho de entidades que desenvolvem ações de sustentabilidade no campo e são referência para o progresso agrícola mundial. Não são poucos os heróis que estão garantindo um futuro melhor para a população e a agricultura brasileira. Por isso, temos a missão de homenagear esses protagonistas, para incentivá-los a continuar o bom trabalho e motivar mais pessoas e instituições a se engajarem nessa pauta, que é tão importante. Estamos muito orgulhosos de sermos parceiros de quem, efetivamente, está comprometido com o meio ambiente”.
Grãos que alimentam o mundo: o papel estratégico da soja e do milho na cadeia de proteína animalFoto: DivulgaçãoA comenda foi concedida às cooperativas Comigo (sediada em Rio Verde, GO), Copasul (Naviraí, MS), Coplacana (Piracicaba, SP), Holambra (Paranapanema, SP) e Integrada (Londrina, PR). Seus presidentes receberam a honraria em reconhecimento ao pioneirismo na implementação das ações Pacto do Agro Sustentável (PAS), liderado pela UPL para apoiar produtores rurais na transição para uma agricultura de baixo carbono e mais regenerativa. window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Lançado em março de 2025, o PAS tem como um de seus principais objetivos preparar o produtor rural para um novo cenário de exigências ambientais e de mercado, especialmente no que se refere às certificações de baixo carbono. De acordo com Rogério Castro, iniciativas como o PAS ajudam “o produtor rural a entender, na prática, como é realizada a mensuração de suas emissões de gases de efeito estufa (GEE)”.Foto: DivulgaçãoPor meio do PAS, a UPL oferecerá gratuitamente aos agricultores das cinco cooperativas parceiras, 1.000 relatórios de sustentabilidade simplificados, 1.000 inventários de carbono e 1.000 diagnósticos digitais do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Essa ação será concluída ao fim da atual safra de soja, possibilitando um panorama completo do ciclo agrícola. Rogério Melo, consultor de sustentabilidade da UPL Brasil, acrescenta: “Na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), realizada em Belém (PA), apresentamos os 25 primeiros relatórios do PAS. Os documentos apresentam ótimos exemplos do que os agricultores têm realizado com apoio das cooperativas: práticas regenerativas, alto nível de adoção de biossoluções e comprometimento com a preservação da vegetação nativa. Esse esforço coletivo gera benefícios para o meio ambiente e para os negócios: além de melhorar as suas práticas de produção os cooperados que participam do PAS podem obter desconto de 0,5% na taxa do Plano Safra com a comprovação de suas boas práticas”.Foto: DivulgaçãoSoja de baixo carbono Os documentos elaborados no âmbito do Pacto do Agro Sustentável servirão de base técnica, inclusive, para que os produtores rurais possam se preparar para a obtenção de futuras certificações. Uma delas será estruturada no âmbito do Programa Soja Baixo Carbono, que conta com a UPL como apoiadora oficial. O PSBC, como é chamado, foi criado pela Embrapa Soja, que, representada no evento da capital chilena por sua chefe de pesquisa e desenvolvimento, a doutora em agronomia e pesquisadora Roberta Carnevalli, também recebeu a comenda da UPL em reconhecimento a esse projeto. O PSBC estabelecerá, para a safra 2026/2027, o primeiro selo para o grão brasileiro produzido com baixos níveis de emissão de GEE, criando uma referência ambiental para a cadeia produtiva da soja. “O PSBC abre a oportunidade para que a produção com atributos ambientais seja remunerada, inclusive para o uso em uma nova geração de combustíveis sustentáveis, como o da aviação, chamado de SAF (sigla em inglês para Sustainable Aviation Fuel)”, salienta o consultor Rogério Melo.
Rogério Castro, CEO da UPL Brasil, finaliza: “A Embrapa Soja, assim como as cooperativas Comigo, Copasul, Coplacana, Holambra e Integrada, são alguns dos verdadeiros protagonistas da transição sustentável pela qual o planeta está passando. Sem o trabalho deles, certamente esse trajeto seria muito mais difícil. A agricultura brasileira é a mais sustentável do mundo e o nosso Pacto do Agro Sustentável visa mostrar essa realidade com fatos e dados de alta confiabilidade. E o trabalho não vai parar: para as próximas etapas do PAS, já estamos selecionando novas cooperativas interessadas em participar do projeto. Estamos certos de que iniciativas como esta contribuirão para reimaginarmos a sustentabilidade no país”.VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago PereiraQuer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google NotíciasNão é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Por: Redação
Artigos Relacionados:
Sua vaca não levanta? Entenda o perigo da Hipocalcemia e como evitar
há 2 minutos
Cavalo Crioulo movimenta R$ 5,36 bilhões e gera mais de 160 mil empregos no Brasil
há 1 hora
Brasil fecha ano com crescimento em produção, consumo e exportações de carne de frango, carne suína e ovos, aponta a ABPA
há 1 hora
Global Eggs, de Ricardo Faria, adquire Avícola Tratante e se torna 2ª maior produtora de ovos do mundo
há 1 hora
Greve dos caminhoneiros começa no dia 4 de dezembro; veja o que sabemos até agora
há 1 hora
Haras Frange marca seu nome no Quarto de Milha durante a 1ª edição do Mato Grosso Horse Show
há 1 hora
STF tem 5 votos contra regra que diminui aposentadoria por invalidez
há 1 hora
Zucco pede autorização para visitar Bolsonaro
há 2 horas
Entidades se manifestam a favor da abertura do leilão do Tecon Santos 10
há 2 horas
Estudo inédito aplica inteligência artificial na reprodução do pirarucu
há 2 horas
Fachin cita dados de feminicídio e fala em “sensibilidade institucional"
há 3 horas
Anvisa proíbe fabricação e venda de 3 suplementos
há 3 horas
BB desembolsa R$ 85 bi em financiamentos ao agronegócio na safra 2025/26
há 4 horas
PF vê “estado paralelo” no Rio ao ligar Bacellar a vazamento de operação
há 4 horas
Ao vivo: STF julga regra de aposentadoria por invalidez
há 4 horas
Capins que podem matar: veja quais forrageiras nunca oferecer ao seu cavalo
há 4 horas
Recuperação judicial afeta concessão de crédito ao agronegócio, diz secretário
há 4 horas
Fávaro discute ações para fortalecer a agropecuária no Ceará
há 4 horas
Carne bovina brasileira é 16% mais barata nos EUA do que a produzida por americanos
há 5 horas
Justiça garante alongamento de dívida de produtor rural por até 20 anos
há 5 horas
RAM Dakota 2026 chega com motor diesel, versões distintas e pacote tecnológico robusto
há 5 horas
Safadão e Henrique & Juliano negociam sociedade no maior complexo de vaquejada do mundo
há 7 horas
Pará adia rastreabilidade bovina e governador crítica mercado internacional
há 7 horas
Receita Federal realiza Ação de Conformidade Declara Agro – Arrendamentos
há 8 horas
Grãos/Deral: plantio de soja atinge 99% da área no Paraná
há 8 horas
Arrozeiros celebram aprovação do uso da Taxa CDO para apoiar cadeia produtiva do arroz
há 8 horas
Espanha “culpa” carne da China por surto do vírus da peste suína no país; entenda
há 9 horas
Só PGR pode pedir impeachment de ministro do STF, decide Gilmar Mendes
há 9 horas
Nasce a CostaFoods Brasil – Raiz mineira, força global
há 9 horas
Brasil atualiza inventário de emissões do transporte rodoviário no país
há 9 horas
Imea: estimativa de produção de soja em MT é mantida em 47,18 milhões/t
há 9 horas
3Tentos anuncia aquisição da indústria de processamento de milho
há 10 horas
Inteligência artificial conta 140 mil ovos por dia com 99,9% de precisão e revoluciona a avicultura
há 10 horas
Após conversa com Trump, Lula espera nova rodada de revogação de tarifas dos EUA
há 10 horas
Alerta: Corredor de umidade provoca temporais e chuva volumosa no Sudeste e Centro-Oeste