• Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Grãos/Deral: plantio de soja atinge 99% da área no Paraná

Segundo boletim divulgado nesta quarta-feira (3) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado, 92% das lavouras estão em condições boas.

Segundo boletim divulgado nesta quarta-feira (3) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado, 92% das lavouras estão em condições boas. São Paulo, 3 – O plantio da safra de soja 2025/26 está praticamente concluído na maioria das regiões do Paraná, com 99% da área semeada até segunda-feira (1º). Segundo boletim divulgado nesta quarta-feira (3) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado, 92% das lavouras estão em condições boas, 7% em quadro considerado médio e 1%, ruim. “Em regiões mais adiantadas, as plantas já ingressam na fase de floração e início da frutificação”, disse o documento. O Deral aponta que 56% estão em desenvolvimento vegetativo, 3% em germinação, 31% em floração e 10% em frutificação. “Em áreas em que as temperaturas permaneceram baixas por vários dias, observa-se desenvolvimento travado e redução do potencial produtivo inicial”, disse o órgão. “Em locais com temperaturas mais altas, as lavouras retomaram o crescimento.” Ainda em boletim, o Deral informou que há regiões em que as tempestades de granizo causaram perdas significativas, exigindo replantio.
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Grãos que alimentam o mundo: o papel estratégico da soja e do milho na cadeia de proteína animal
    Grãos que alimentam o mundo: o papel estratégico da soja e do milho na cadeia de proteína animal
    Quanto à safra de verão de milho 2025/26, o Deral afirma que 52% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, 36% em floração e 12% em frutificação. Em sua maioria, as condições são boas (94%) e 6% em condição média. “Há um bom desenvolvimento vegetativo, sendo que, em diversas regiões, as plantas já avançam para o florescimento”, disse a entidade. “Áreas pontuais registraram danos por granizo e tombamento, porém, a maior parte apresenta boa recuperação e vigor adequado.”window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: