O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), disse nesta 3ª feira (14.out.2025) que a revista Time escolheu “a pior foto de todos os tempos” para a capa de sua edição de novembro. A publicação usou na capa uma foto de Trump com uma manchete sobre o cessar-fogo na Faixa de Gaza que brincou com o nome do presidente norte-americano: “His Triumph” (“Seu triunfo”, em português).
Segundo o republicano, “desapareceram” com seu cabelo e colocaram “algo flutuando” em sua cabeça, “que parece uma coroa flutuante, mas é muito pequena”. Em seu perfil na Truth Social, Trump disse que “a foto é realmente muito ruim e precisa ser chamada assim”. Apesar disso, o presidente americano elogiou a reportagem: “Escreveram uma história relativamente boa sobre mim”
Eis a capa da revista Time de novembro de 2025:
O Hamas libertou na 2ª feira (13.out) os últimos 20 reféns vivos que estavam sob seu controle havia 738 dias, desde o ataque a Israel em 7 de outubro de 2023. O grupo também acertou a devolução dos corpos de 28 reféns que morreram no cárcere. Em contrapartida, Israel se comprometeu em libertar cerca de 1.700 presos palestinos que estavam aprisionados no país.
O acordo de cessar-fogo foi assinado com a mediação de Trump e passou a valer às 6h da última 6ª feira (10.out), pelo horário de Brasília.
No mesmo dia, tropas de Israel iniciaram a retirada do território até áreas pré-estabelecidas, criando uma zona de segurança que facilite a passagem de ajuda humanitária. Leia mais sobre os próximos passos do plano de Trump para Gaza aqui.
A operação contou com apoio logístico e diplomático de diversos países, incluindo Turquia e Egito.
De acordo com o plano de Trump, caso todas as etapas sejam cumpridas, será criado um Estado palestino sem a participação do Hamas no governo. Ainda não há um prazo definido, e o processo deve levar vários anos.
Além disso, Gaza precisará ser totalmente revitalizada, já que 78% de toda a infraestrutura foi destruída, incluindo 92% das unidades habitacionais e escolas.