Donald Trump (Partido Republicano) anunciou nesta 3ª feira (14.out.2025) ter realizado mais um ataque a um barco próximo à costa da Venezuela. O presidente dos Estados Unidos afirmou que a ofensiva matou 6 pessoas.
O governo norte-americano opera no mar do Caribe desde agosto, sob justificativa de estar combatendo o tráfico internacional de drogas. Há 8 navios de guerra e 1 submarino nuclear dos EUA na região.
Em post em sua rede Truth Social, Trump disse que o ataque “foi conduzido em águas internacionais e seis narcoterroristas a bordo da embarcação foram mortos”.
O presidente norte-americano também afirmou que nenhum militar dos EUA ficou ferido. A fala foi acompanhada de um vídeo em preto e branco que mostra o momento em que o barco é atingido por um míssil.
Segundo Trump, a inteligência norte-americana confirmou que o barco estava carregando drogas e que tinha ligação com redes de narcotráfico. Trump, no entanto, não apresentou provas.
Esse é o 5º ataque do governo dos EUA a barcos venezuelanos sob justificativa de combate ao narcotráfico. No início de outubro, o Pentágono disse ao Congresso que os EUA estão envolvidos em um “conflito armado não internacional” com cartéis de drogas.
Maduro nega as acusações. Seu governo pede uma investigação internacional sobre os ataques e diz que os mortos são pescadores.