• Quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Se o Hamas não se desarmar, nós o desarmaremos, diz Trump

Hamas declarou que desarmamento está fora de discussão, mas o republicano afirmou que medida pode ser tomada com violência.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano), afirmou nesta 4ª feira (14.out.2025) que o plano de paz para a Faixa de Gaza passa pelo desarmamento do Hamas, mesmo que o grupo afirme que a medida está fora de cogitação

“O Hamas se desarmará e, se não o fizer, nós o desarmaremos. Isso acontecerá de forma rápida e talvez violenta, mas eles serão desarmados”, disse Trump a jornalistas durante almoço na Casa Branca ao lado do presidente da Argentina, Javier Milei (La Libertaz Avanza, direita).

Trump afirmou que o desarmamento do Hamas lhe foi garantido, mas não disse por quem. Ele também não deu prazo para a retidada da força militar do grupo extremista. “Será um prazo razoável”, respondeu.

O acordo de paz proposto pelos EUA para Gaza determina que o grupo palestino desista da luta armada. Em troca, o país anistiará seus integrantes que aceitarem viver em harmonia com os israelenses. Eles serão autorizados a permanecer no enclave ou poderão deixar a Palestina em segurança.

Os líderes do Hamas aceitaram realizar a troca de reféns, iniciada na 2ª feira (13.out), mas não deram aval à integralidade do plano de paz do republicano. Todos os 20 reféns vivos já foram libertados, mas só 8 dos 28 corpos dos reféns mortos foram entregues às autoridades de Israel e da Cruz Vermelha.

As fases seguintes do projeto de pacificação da região estabelecem a criação de um governo transitório comandado por palestino tecnocratas, sem a influência do Hamas. Integrantes do grupo extremista também serão proibidos de integrar um futuro Estado Palestino reconhecido internacionalmente –se o plano for concluído.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: