• Sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Bolsonaro ainda não sabe quem irá apoiar em 2026, diz Valdemar

Presidente do PL, Valdemar afirma ser “natural um filho ficar nervoso”, em referência às críticas de Carlos e Eduardo contra governadores

Valdemar Costa Neto, presidente do PL, disse nesta 6ª feira (22.ago.2025), durante a participação na abertura do 24º Fórum Empresarial do Lide, no Rio, que Jair Bolsonaro (PL) ainda não escolheu o candidato à Presidência que irá apoiar em 2026. 

“Temos várias pessoas qualificadas disputando esse lugar e sendo escolhidas para esse lugar. Sei que, quando ele for decidir, vai ser pela cabeça dele”, afirmou.

O líder do PL também cumprimentou os candidatos que já anunciaram as suas candidaturas: Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, e Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás. Valdemar também citou Ratinho Jr. (PSD), governador do Paraná, apesar de ele ainda não ter lançado sua pré-candidatura oficialmente.

Em 17 de agosto, os filhos de Bolsonaro, Carlos e Eduardo, afirmaram que governadores da direita agem como “ratos e “oportunistas” ao tentarem ocupar o espaço político deixado por seu pai, que cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto e está inelegível.

A declaração foi publicada no perfil de Carlos Bolsonaro (PL-RJ) no X, e compartilhada por Eduardo (PL-SP), que está nos Estados Unidos. Na publicação, o vereador diz que os governadores usam o nome de Bolsonaro para benefício próprio de forma “patética”.

Segundo Valdemar, o episódio foi um desentendimento. “É natural um filho ficar nervoso ao ver o pai naquele estado. É muito duro você ver o seu pai sofrer dessa maneira, como aconteceu na semana passada, quando fizeram uma crítica grande aos candidatos que estão se colocando à Presidência da República. Todos são parceiros nossos”.

Valdemar também falou sobre a prisão domiciliar do ex-presidente. “A humilhação que estão impondo ao nosso partido e ao presidente Bolsonaro tem destruído ele pessoalmente. Dia após dia é um acontecimento”, afirmou.

Para o presidente do PL, a tornozeleira eletrônica imposta a Bolsonaro não tem “motivo nenhum”. O mesmo vale para a suspeita de fuga à Argentina. “Se tivesse que ter saído, já tinha saído. Não entendi até aquele documento pedindo asilo. Ninguém precisa pedir asilo, você atravessa um rio e está na Argentina. E o Bolsonaro ia ser muito bem recebido lá”, afirmou.

O Lide (Grupo de Líderes Empresariais) realiza nesta 6ª feira (22.ago.2025) seu 24º Fórum Empresarial no Hotel Fairmont, no Rio. Haverá 4 painéis de 8h30 às 17h45. Leia aqui a programação completa (PDF – 11 MB).

A abertura, às 8h30, teve como expositores Valdemar Costa Neto (PL), Ciro Nogueira (PP) e Antônio Rueda (União Brasil).

A conferência de abertura, às 9h30, teve como expositor o ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Já a conferência de encerramento terá como expositor o ministro Alexandre de Moraes, do STF. 

O Fórum Lide também conta com a participação de 8 governadores. São eles:

O encerramento, às 17h45, será feito pelo presidente do Lide, João Doria Neto; pelo chairman do Lide, Luiz Fernando Furlan, que foi ministro do Desenvolvimento de 2003 a 2007, no 1º governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); e pelo co-chairman do Lide, João Doria, que foi governador de São Paulo de 2019 a 2022 pelo PSDB.

O Poder360 está transmitindo os painéis ao vivo em seu canal no YouTube. Assista aqui

Por: Poder360

Artigos Relacionados: