• Quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Operação no Rio entra no top 4 global de citações no X, mostra Nexus

Ação considerada a mais letal da história do Rio de Janeiro motivou comentários favoráveis e contrários nas redes sociais.

A megaoperação policial realizada na 3ª feira (28.out.2025) nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, colocou o Estado entre os assuntos mais comentados do mundo. Segundo levantamento da Nexus, Pesquisa e Inteligência de Dados, o termo “Rio de Janeiro” alcançou a 4ª posição nos Trending Topics globais do X, com 1,8 milhão de menções em 24 horas.

O governador Cláudio Castro (PL-RJ) foi o nome mais citado no Brasil, com 1,6 milhão de menções. De acordo com a Nexus, o volume de publicações sobre a operação foi 127% superior à repercussão da prisão domiciliar do ex-presidente  Jair Bolsonaro (PL), decretada pelo ministro Alexandre de Moraes em maio de 2025.

A ação, considerada a mais letal da história do Estado, provocou forte reação nas redes. Aliados do governador defenderam a medida como necessária para o combate ao crime organizado. Já críticos apontaram falta de planejamento e cobraram apoio do governo federal. O tema também impulsionou discussões sobre a PEC da Segurança Pública, que voltou à pauta após o episódio.

 

Políticos protagonizam os discursos de maior apelo. Nikolas Ferreira (PL-MG) disparou no Instagram, juntamente com a página de entretenimento Alfinetei. Além destes emissores, destacam-se os governadores Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, e Romeu Zema (NOVO), de Minas Gerais, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-RJ), os deputados Cabo Júnio Amaral (PL-MG) e Bia Kicis (PL-DF), os deputados estaduais Guto Zacarias (União-SP) e delegado Francischini (União-PR), a  ex-candidata à prefeitura de São Paulo Marina Helena Cunha (NOVO-SP), e o Partido dos Trabalhadores. Veículos de mídia, a exemplo de CNN Brasil e Record Rio, também apareceu com alta interatividade.

Entre os termos mais citados no X estiveram “BOPE”, “Penha”, “Comando Vermelho” e “PEC da Segurança Já”. A Nexus analisou 726 mil publicações em português, feitas por 78 mil usuários, que somaram 256 milhões de impressões entre os dias 28 e 29 de outubro.

 

Os perfis que mais repercutiram o tema foram os de Danilo Gentili, do portal G1 e da TNT Sports BR. No Google Trends, o termo “g1” apareceu na 2ª colocação entre as buscas mais realizadas no país durante as últimas 24 horas, com mais de 1 milhão de pesquisas.

 

Por: Poder360

Artigos Relacionados: