O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), telefonou nesta 4ª feira (29.out.2025) para Cláudio Castro (PL) e ofereceu ajuda ao governo do Rio de Janeiro depois da megaoperação de 3ª feira (28.out). A inteligência da polícia do DF foi colocada à disposição para ajudar a manter a segurança pública no Estado.
Ibaneis também pediu que a vice-governadora, Celina Leão (PP), embarque nesta 4ª feira para o Rio representando o governo do DF na comitiva organizada pela centro-direita em apoio a Castro. Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás, afirmou que também há expectativa pelo envio de recursos para as equipes de segurança cariocas.
A operação Contenção foi deflagrada na 3ª feira (28.out) nos complexos do Alemão e da Penha, que reúnem 26 comunidades na zona norte do Rio. Entre os mortos está o chefe da 53ª DP (Delegacia Policial de Mesquita), Marcus Vinicius. A ação tem como alvo a facção CV (Comando Vermelho).
O secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Felipe Curi, afirmou nesta 4ª feira (29.out.2025) que o balanço oficial até o momento da megaoperação realizada na 3ª feira (28.out) é de 119 mortos, incluindo 4 policiais, e 113 pessoas presas.





