• Quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Moraes manda Castro esclarecer ação policial com 119 mortos no Rio

Ministro do STF marcou audiência no RJ para que governador explique se cumpriu determinações da ADPF das favelas.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou nesta 4ª feira (29.out.2025) que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), preste informações sobre as operações policiais realizadas no Complexo do Alemão e da Penha. Moraes, que assumiu a relatoria da ADPF das Favelas sobre a redução da letalidade policial no RJ, acolheu o pedido do CNDH (Conselho Nacional de Direitos Humanos) para averiguar supostas irregularidades na operação que deixou 119 mortos.

O ministro também determinou a realização de uma audiência, no Rio de Janeiro (RJ), para o dia 3 de novembro, com:

Na audiência, o governador deverá apresentar informações detalhadas sobre a operação e as alegações de que teria sido a “operação policial mais letal da história do Rio de Janeiro”. A decisão determina que o governo do Rio de Janeiro comprove que obedeceu às determinações judiciais já previstas pela ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) 635 – conhecida como ADPF das Favelas.

De acordo com o secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Felipe Curi, o balanço oficial até o momento da megaoperação realizada na 3ª feira (28.out) é de 119 mortos, incluindo 4 policiais, e 113 pessoas presas.

Moradores do Complexo da Penha, na zona norte do Rio, levaram durante a madrugada e a manhã desta 3ª feira (28.out) ao menos 70 corpos retirados de uma área de mata. Foram deixados na praça São Lucas e ficaram enfileirados no chão.

[Em atualização]

Por: Poder360

Artigos Relacionados: