• Quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Líder do CV usou "soldados" como barreira para escapar, diz secretário

Segurança Pública do Rio de Janeiro afirma que "Doca da Penha" escapou com uma estratégia de escudo humano.

O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor Santos, disse nesta 4ª feira (29.out.2025) que Edgar Alves Andrade, conhecido como “Doca da Penha”, utilizou seus “soldados” como escudo para escapar durante a megaoperação policial nos Complexos do Alemão e da Penha. A ação resultou em 119 mortes, incluindo 4 policiais, e 113 prisões. Doca é apontado como uma das lideranças do CV (Comando Vermelho).

“O Doca, nós não conseguimos pegar nesse 1º momento porque é uma estratégia que eles fazem. Essa liderança, principalmente a liderança do Doca, o que eles fazem? Ele bota os ‘soldados’ como mais uma barreira, a gente tem toda essa dificuldade”, disse Victor Santos em entrevista à GloboNews.

O governo do Rio de Janeiro informou que, das 113 pessoas presas durante a megaoperação, 33 eram de outros Estados.

Sobre a identificação dos 121 mortos, o secretário disse que os dados e as informações ainda estão sendo contabilizados. 

“O que posso afirmar é que os mandados de busca e apreensão, todos eles, foram cumpridos. Os mandados de prisão é que não consigo dizer agora quantos desses presos ou neutralizados fazem parte dos mandados“, disse o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro.

A operação Contenção foi deflagrada na 3ª feira (28.out) nos complexos do Alemão e da Penha, que reúnem 26 comunidades na zona norte do Rio. A ação tem como alvo a facção CV (Comando Vermelho).

Na operação, os agentes apreenderam:

Por: Poder360

Artigos Relacionados: