• Quinta-feira, 31 de julho de 2025

Mapa apreende mais de 1.300 litros de bebidas irregulares em Morretes (PR)

Fiscalização identificou produção e comércio clandestinos em área turística; ação visa proteger consumidores e valorizar produtores regulares.

Fiscalização identificou produção e comércio clandestinos em área turística; ação visa proteger consumidores e valorizar produtores regulares. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou entre os dias 22 e 24 de julho uma operação de fiscalização no município de Morretes (PR), com foco na produção e comercialização de bebidas alcoólicas. A ação foi conduzida pelo Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SIPOV/PR), com apoio da Prefeitura Municipal. Com dois focos principais – produtores e pontos de venda – a fiscalização resultou na apreensão de 1.368 litros de bebidas alcoólicas irregulares, incluindo cachaças, coquetéis e licores artesanais.
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Controle biológico cresce na América Latina, impulsionado por agentes microbianos e políticas públicas, mas enfrenta desafios estruturais
    Controle biológico cresce na América Latina, impulsionado por agentes microbianos e políticas públicas, mas enfrenta desafios estruturais
    No comércio local, principalmente em feiras livres, foram identificados produtos sem origem conhecida, sem nota fiscal e com rotulagem fora dos padrões exigidos pela legislação. Algumas garrafas reutilizadas, sem qualquer controle de higiene, também foram encontradas à venda. window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Já entre os produtores, dois estabelecimentos foram autuados: um deles clandestino, sem registro no Mapa, e em condições precárias de higiene e estrutura; o outro, mesmo registrado, foi interditado por falhas sanitárias e uso de embalagens inadequadas. Em ambos os casos, os responsáveis foram autuados e responderão às medidas cabíveis. Mapa apreende mais de 1.300 litros de bebidas irregulares em Morretes (PR)
    Foto: Divulgação
    Os produtos foram apreendidos cautelarmente. A Prefeitura de Morretes, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, atuará como depositária e, com acompanhamento da equipe do Mapa, será responsável pelo descarte ambientalmente adequado, a ser realizado conforme prevê a legislação vigente.
    Para o chefe do SIPOV/PR, Fernando Mendes, a operação reforça a importância do controle sanitário e da valorização dos produtores que atuam de forma regular. “Nosso objetivo é proteger o consumidor, garantir a segurança dos alimentos e fortalecer a reputação da cachaça artesanal local”, afirmou. A ação integra a atuação da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV), responsáveis por assegurar a qualidade e a conformidade legal dos produtos de origem vegetal comercializados no Brasil. Mapa apreende mais de 1.300 litros de bebidas irregulares em Morretes (PR)
    Foto: Divulgação
    Mapa apreende mais de 1.300 litros de bebidas irregulares em Morretes (PR)
    Foto: Divulgação
    Fonte: MAPA VEJA TAMBÉM:
  • Copom decide nesta quarta-feira se pausa ciclo de alta na Taxa Selic
  • Justiça do Tocantins aceita pedido de recuperação judicial do Grupo Soberano
  • Dólar cai para R$ 5,56 com possível recuo em tarifaço nos EUA
  • ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: