Um grupo de 50 crianças, filhos de servidores e colaboradores do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), participou do Dia das Crianças na Democracia, na 2ª feira (13.out.2025), em Brasília. Na visita, elas conheceram o gabinete da presidência, a biblioteca e o Museu do Voto, ouviram histórias sobre democracia e participaram de uma votação simulada em urna eletrônica.
“Vocês são capazes de realizar tudo o que sonharem”, afirmou a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, ao falar sobre o sonho de Juscelino Kubitschek de construir Brasília. Ela destacou a importância da liberdade e da participação de todos na democracia, além de acompanhar os jovens durante o evento.
As crianças fizeram perguntas sobre a cidade e sua história. Em referência à ponte Honestino Guimarães, a ministra explicou que Honestino Guimarães, acadêmico da UnB (Universidade de Brasília), foi assassinado durante a ditadura militar por lutar pela democracia.
No plenário e na biblioteca do TSE, o grupo participou de uma roda de conversa sobre direitos, justiça e cidadania. Os participantes, de 2 a 12 anos, compartilharam desejos de igualdade, educação e qualidade de vida.
A leitura do livro “Eleição dos Bichos”, da Companhia das Letras, serviu de introdução à votação simulada. Na disputa entre o Leão, a Cobra, a Macaca e o Bicho-Preguiça, o Leão foi eleito presidente e a Leoa vice-presidente, com o anúncio feito pela ministra.
O passeio incluiu o Museu do Voto, com exposição de urnas históricas de cera, madeira, lona e ferro. Renato Carvalho, chefe do museu, explicou a evolução do voto secreto desde 1932, ano em que mulheres conquistaram o direito de votar no Brasil.
Com informações da Agência TSE.