• Segunda-feira, 3 de novembro de 2025

‘Cafés do Brasil’ apresentará novo posicionamento setorial para fortalecimento da marca, na SIC, em Belo Horizonte

Trabalho feito com as entidades cafeeiras do país reposiciona a marca com o inovador conceito ‘ESG+T’, que destaca a tecnologia como força motriz da cafeicultura para cultivar inovação e colher desenvolvimento

Trabalho feito com as entidades cafeeiras do país reposiciona a marca com o inovador conceito ‘ESG+T’, que destaca a tecnologia como força motriz da cafeicultura para cultivar inovação e colher desenvolvimento A cafeicultura brasileira está prestes a iniciar uma nova era no que se refere à visibilidade global. A cadeia produtiva, representada por todas as entidades privadas e o governo federal, apresentará, em coletiva de imprensa no dia 5 de novembro, durante a Semana Internacional do Café (SIC), no Expominas BH, em Belo Horizonte (MG), o “rebranding” e a ressignificação da marca institucional “Cafés do Brasil”. A ação envolverá a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS), a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), a Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o Conselho Nacional do Café (CNC) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) – confira comunicado conjunto das entidades.
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    Desenvolvido ao longo deste ano, o projeto envolveu trabalhos de diagnóstico e pesquisa, entrevistas com stakeholders internos e externos, análise de concorrência e estudo dos atributos de imagem implementados pela agência Design Bridge and Partners, contratada para realizar o trabalho de rebranding. window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});“Foram ouvidos todos os atores da cadeia produtiva para que se entendesse anseios, necessidades e quais eram os nossos desafios. Diante disso, iremos apresentar um reposicionamento setorial, que teve como norte a diferenciação frente a países produtores concorrentes, o alinhamento com a vocação cafeeira do Brasil e a credibilidade do país como fornecedor de qualidade e sustentabilidade em quantidade”, destaca Fabrício Andrade, presidente da Comissão Nacional do Café da CNA. Como porta-voz das entidades, ele explica que os estudos feitos reforçaram a “clara necessidade” de fortalecer a comunicação da capacidade da cafeicultura brasileira em gerar impactos ambientais e sociais com uma narrativa positiva e verdadeira, com o conceito estratégico de acrescentar um “T”, de tecnologia, à sigla ESG (Environmental, Social, Governance), que passará a ser utilizada pelo setor como ESG+T. “O inovador conceito de ‘ESG+T’ evidencia que a tradição da cafeicultura brasileira, através da tecnologia, proporciona transformação, que, por sua vez, renova a tradição através de um ciclo constante de rituais de impacto que ocorrem diariamente nas diversas regiões cafeeiras do país, com inclusão social, práticas trabalhistas justas, melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e proteção ativa de biomas das diversas origens produtoras. Em suma, a tecnologia é nossa força motriz para cultivar a inovação e colher o desenvolvimento”, pontua. Segundo Andrade, o reposicionamento estratégico da cadeia produtiva cafeeira também motivou uma atualização da logomarca dos “Cafés do Brasil”, que passa a ter uma aplicação mais fácil para mídias digitais, “o que é essencial frente à efetividade das campanhas de comunicação”, mas mantém o reconhecimento consolidado da marca antecessora, conservando seus conceito e equivalência. “A personalidade da nossa marca institucional passou por leves alterações para a modernização e à ressignificação de seu legado para presente e futuro. Ela passará a refletir confiança, conveniência, ética, autenticidade, inspiração e diversidade, combinação que reforçará sua credibilidade como plataforma geral de comunicação com sociedade, parceiros comerciais e consumidores, ao mesmo tempo em que celebrará a pluralidade de culturas, pessoas e sabores que compõem a cafeicultura brasileira”, conclui. Coletiva de imprensa A coletiva de imprensa mencionada é de responsabilidade e organização da CAFÉS DO BRASIL “Rebranding e ressignificação da marca Cafés do Brasil”
  • Data: 5 de novembro, às 12h20
  • Local: Arena SIC da Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG)
  • Mais informações à imprensa – Agência P1 – (61) 98114-6632 / pauloandre@agenciap1.com.br
  • A Semana Internacional do Café (SIC) é uma realização Espresso&CO, Sistema Faemg Senar, Sebrae e Governo do estado de Minas Gerais, com apoio institucional do Sistema Ocemg. Além de patrocínio diamante 3corações, patrocínio ouro Anysort, Sicoob e Senac em Minas e patrocínio bronze Yara, Nescafé e Café União. O evento é gratuito para Produtores Rurais (Código do Produtor exigido) e Profissionais do Setor (pessoas atuantes em empresas conectadas ao café; CNPJ exigido). Visitantes Gerais (futuros profissionais do mercado de café e grandes entusiastas) têm acesso por meio da compra de ingresso (R$ 150,00 para os três dias). E Consumidor Final (apaixonados pelo café) tem acesso disponível no dia 07/11 a partir da compra de ingresso (R$ 70,00). Confira os releases das marcas expositoras presentes na SIC 2025 Sobre a Semana Internacional do Café (SIC) A Semana Internacional do Café (SIC) é uma das maiores feiras do mundo e o grande encontro de profissionais que tem o objetivo de conectar e gerar oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro no acesso a mercados, conhecimento e negócios. A SIC, principal ação de promoção do café brasileiro para o Brasil e o mundo, oferece conteúdo de ponta para os profissionais do setor em palestras, cursos, workshops, competições, provas de café, pesquisas e degustações orientadas. Estar na SIC é se conectar ao que há de mais inovador no mercado de café na troca de conhecimento entre os líderes e gestores do setor. A SIC, como é conhecida a Semana Internacional do Café, nasceu em 2013 em Belo Horizonte, para receber a celebração dos 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC). 13ª Semana Internacional do Café – SIC
  • Site: www.semanainternacionaldocafe.com.br
  • Instagram: https://www.instagram.com/semanainternacionaldocafe
  • Datas: 05, 06 e 07 de novembro de 2025
  • Horário: das 10h às 19h
  • Local: Expominas – Av. Amazonas, 6200, Gameleira, Belo Horizonte, Minas Gerais
  • Ingressos:
  • Produtor rural (Código do Produtor exigido): gratuito
  • Profissionais do Setor (pessoas atuantes em empresas conectadas ao café; CNPJ exigido): gratuito
  • Visitantes Gerais (futuros profissionais do mercado de café e grandes entusiastas): R$ 150,00 (para os três dias)
  • Consumidor Final (apaixonados pelo café): R$ 70,00 (disponível apenas para dia 07/11)
  • Contato: contato@semanainternacionaldocafe.com.br
    Credenciamento de imprensa: https://semanainternacionaldocafe.com.br/imprensa/ VEJA MAIS:
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  • ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
    Por: Redação

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