• Sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Boric e Petro se manifestam após condenação de Bolsonaro

Presidentes de Chile e Colômbia destacam punição contra golpe

A condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado repercutiu entre presidentes latino-americanos, na noite desta quinta-feira (11). Após a concretização do resultado do julgamento da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente do Chile, Gabriel Boric (foto), se manifestou em uma postagem nas redes sociais.

"Meu respeito à democracia brasileira, que resistiu a uma tentativa de golpe e agora julga e condena os responsáveis. Tentaram destruí-la, e hoje ela emerge mais forte. Democracia sempre", escreveu o chileno.

FILE PHOTO: Colombian President Gustavo Petro speaks to journalists about his government's first 100 days, in Bogota
Gustavo Petro, presidente da Colômbia - REUTERS/Luisa Gonzalez/Direitos Reservados
Quem também se manifestou foi o presidente da Colômbia, Gustavo Petro. Ao compartilhar a notícia do secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, que criticou o julgamento, o líder colombiano destacou a importância do fato. "Todo golpista deve ser condenado. Essas são as regras da democracia", postou. Mais cedo, em nota, o Palácio Itamaraty reafirmou a independência do Poder Judiciário no Brasil, em uma resposta a Marco Rubio, secretário norte-americano. 

Julgamento

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou nesta quinta-feira (11) o julgamento da ação da trama golpista. Por 4 votos a 1, os ministros condenaram o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.  A maioria dos réus foi condenada a mais de 20 anos de prisão em regime fechado. Apesar da definição do tempo de condenação, Bolsonaro e os demais réus não vão ser presos imediatamente. Eles ainda podem recorrer da decisão e tentar reverter as condenações. Somente se os eventuais recursos forem rejeitados, as prisões poderão ser efetivadas. Relacionadas
Brasília (DF), 30/07/2025 - O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados e U.S. Department of State
Itamaraty rebate Rubio e reafirma independência do Poder Judiciário
Presidente dos EUA, Donald Trump
25/08/2025
REUTERS/Jonathan Ernst
Trump diz estar surpreso e insatisfeito com condenação de Bolsonaro
Brasília (DF), 11/09/2025 - Condenação de Bolsonaro e aliados repercute na imprensa internacional
Por 4 a 1, Primeira Turma do STF condenou ex-presidente e mais 7 réus.
Print jornais internacionais
Condenação de Bolsonaro e aliados repercute na imprensa internacional
Por: Redação

Artigos Relacionados: