• Sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Relógio da marca Swatch ironiza tarifas de Trump sobre produtos suíços

Modelo tem números 3 e 9 invertidos, fazendo referência à taxa de 39% imposta pelos EUA.

A marca Swatch lançou uma edição especial de relógio com os números 3 e 9 invertidos no mostrador, fazendo referência às tarifas de 39% impostas sobre a Suíça pelo presidente dos EUA (Estados Unidos) Donald Trump (Partido Republicano). A tarifa é a maior entre os países desenvolvidos.

O modelo, chamado “E SE… TARIFAS?” (tradução de “WHAT IF…TARIFFS?”), começou a ser comercializado na 4ª feira (10.set.2025) e está disponível exclusivamente na Suíça pelo valor de 139 francos suíços (cerca de R$ 938), que também faz alusão à taxa de 39%. As informações são da agência de notícias Reuters.

As taxas estabelecidas pela administração Trump em agosto de 2025 impactaram diretamente o setor de exportação suíço, principalmente a indústria relojoeira, que tem nos EUA um de seus principais mercados consumidores.

Um porta-voz da empresa disse à Reuters nesta 6ª feira (12.set.2025) que o relógio foi criado como uma “piada interna” e manda um alerta ao governo suíço, que ainda não conseguiu negociar uma redução nas tarifas. A Swatch indicou que pretende manter este como um produto de curta duração.

O governo da Suíça tem buscado negociar condições mais favoráveis com a administração Trump desde o anúncio das taxas. Na 5ª feira (11.set.2025), o Secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, expressou otimismo sobre as negociações em declaração à CNBC (Cable News Network Business), afirmando que seu governo “provavelmente vai fechar um acordo com a Suíça”.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: