• Quinta-feira, 11 de setembro de 2025

STF declara inelegibilidade de Bolsonaro e outros 7 réus

Ex-presidente vai poder disputar cargos públicos só depois de cumprir pena de 27 anos de prisão.

Fixadas as condenações dos réus por tentativa de golpe de Estado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os outros 7 só poderão disputar cargos públicos depois do cumprimento das respectivas penas, alinhando-se à Lei da Ficha Limpa.

No julgamento da trama golpista nesta 5ª feira (11.set.2025), o ministro Alexandre de Moraes propôs que todos os réus só possam se tornar elegíveis 8 anos depois da pena, conforme a Ficha Limpa. Os ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin acompanharam.

Com a condenação de 27 anos e 3 meses de prisão em regime inicial fechado, Jair Bolsonaro –que já estava inelegível até 2030deve afastado das urnas até pelo menos 2060.

Considerando o início do cumprimento da pena em 2025, o prazo combinado de condenação e inelegibilidade mantém o ex-presidente fora da disputa eleitoral por mais de 3 décadas.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) será oficialmente comunicado para providências sobre a inelegibilidade dos condenados.

Penas dos réus condenados:

Assista ao 5º dia do julgamento de Bolsonaro:

Leia mais sobre o julgamento:

A 1ª Turma do STF julgou Bolsonaro e mais 7 réus por tentativa de golpe de Estado.

Votaram pela condenação dos 8 réus: Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Na 4ª feira (10.set), Fux, em uma leitura que levou 12 horas, votou para condenar só Mauro Cid e Braga Netto por abolição violenta do Estado democrático de Direito. No caso dos outros 6 réus, o magistrado decidiu pela absolvição.

Além de Bolsonaro, foram condenados:

O núcleo 1 da tentativa de golpe foi acusado pela PGR de praticar 5 crimes: organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito; tentativa de golpe de Estado; dano qualificado; deterioração de patrimônio tombado.

Por ser ex-presidente, se condenado em trânsito em julgado, Bolsonaro deve ficar preso em uma sala especial na Papuda, presídio federal em Brasília, ou na Superintendência da PF (Polícia Federal) na capital federal. 

Por: Poder360

Artigos Relacionados: