Secretário diz que produtos não cultivados nos EUA podem ficar isentos de tarifa
O Brasil, por exemplo, é um dos principais exportadores de café para o mercado norte-americano. O secretário, no entanto, não citou nenhum caso específico.
O Brasil, por exemplo, é um dos principais exportadores de café para o mercado norte-americano. O secretário, no entanto, não citou nenhum caso específico. O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, afirmou na terça-feira (29), em uma entrevista à rede norte-americana CNBC, que alguns produtos não cultivados no país, como o café, manga e abacaxi poderiam entrar nos Estados Unidos sem tarifa de importação. “Se um país produz uma coisa que nós não produzimos, isso pode entrar por zero [de tarifa]. Se a gente fizer um acordo com um país que produz manga ou abacaxi, então eles podem vir sem tarifas. Café e cacau poderiam ser outros exemplos de recursos naturais [que serão isentos]”, mencionou o secretário.
O Brasil, por exemplo, é um dos principais exportadores de café para o mercado norte-americano. O secretário, no entanto, não citou nenhum caso específico.window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Lutnick reforçou que o prazo final do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para impor tarifas a uma série de parceiros comerciais não será adiado novamente. O início da aplicação das taxações está programado para esta sexta-feira (1º). O Brasil é um país que, até o momento, teve a maior tarifa aplicada até agora, de 50% sobre todas as exportações. Na entrevista, Lutnick esclareceu que apenas a negociação com a China deverá se estender por mais algum tempo, em um cronograma separado. Para as demais nações, o prazo para se fechar um acordo sobre aplicação das tarifas termina em três dias. “Temos nossa própria equipe trabalhando com a China. Eles são um caso à parte”, disse ele. “Mas para o resto do mundo, vamos resolver tudo até sexta-feira. E sexta-feira não está longe [Dia] 1º de agosto é a data em que definiremos todas essas tarifas, e daí em diante elas entram em vigor”, observou.
Lutnick já havia dito anteriormente que a próxima sexta-feira é mesmo o “prazo final absoluto” para que essas tarifas comecem a ser cobradas, embora também tenha observado que os Estados Unidos continuam abertos a negociações com os países mesmo após essa data. Ao ser questionado na CNBC sobre o andamento das negociações comerciais com parceiros específicos, Lutnick sugeriu que Trump rejeitou repetidamente possíveis acordos em busca de condições mais vantajosas para os Estados Unidos.
“O que aconteceu foi que muitos, muitos países nos fizeram ofertas razoáveis para abrir seus mercados. Coisas como 50%, 30%” disse Lutnick. “O presidente disse: ‘Não, não, eu quero os mercados completamente abertos'”, contou na entrevista. “Então, agora, o preço de um acordo com os Estados Unidos da América é preto no branco: mercados completamente abertos”, afirmou. “Mas [o presidente] sabe que pode simplesmente definir a tarifa, estabelecer o preço e seguir em frente”, completou.
Por: Redação
Artigos Relacionados:
Gilmar diz que Judiciário é inegociável após sanções a Moraes
há 4 horas
Flexibilização parcial das tarifas dos EUA eleva ações no Brasil
há 4 horas
Moraes vai a jogo do Corinthians e faz gesto obsceno
há 5 horas
PGR repudia sanções dos EUA a Moraes e fala em "assombro"
há 5 horas
Governo deve dar crédito a frigoríficos por tarifaço, diz associação
há 6 horas
Veja quais produtos brasileiros ficaram de fora do tarifaço de Trump
há 7 horas
Marfrig suspende produção de carne para os EUA em Mato Grosso diante de sobretaxa de Trump
há 9 horas
Instabilidade climática reforça importância do controle de umidade na colheita do milho safrinha
há 9 horas
Secretário de Agricultura de SP participa de reunião da Câmara Setorial do Trigo do estado
há 10 horas
Tarifaço dos Estados Unidos é boicote contra o Brasil, diz ministro
há 10 horas
É oficial: Trump assina decreto que eleva tarifas de exportação do Brasil para 50%
há 10 horas
Jaques Wagner: precisamos esperar lei dos EUA sobre sanções a compras da Rússia
há 10 horas
Receita libera regras do DITR 2025 com novo sistema digital de declarações
há 10 horas
EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
há 10 horas
Saiba o que muda para Moraes com a Lei Magnitsky
há 10 horas
Sanção dos EUA a Alexandre de Moraes vira memes nas redes
há 10 horas
Plantas tóxicas para cavalos em pastagens representam um risco silencioso