Deputados federais do Psol, entre eles Guilherme Boulos (SP), Erika Hilton (SP) e Tarcísio Motta (RJ), deram início na 4ª feira (17.set.2025) à convocação de protestos contra o projeto de anistia e contra a PEC da Blindagem. Os congressistas pretendem ir às ruas no domingo (21.set.2025). A mobilização conta com o apoio de artistas, como Caetano Veloso e Sandra de Sá.
A Câmara aprovou na 4ª feira (17.set) a urgência da anistia, que pretende perdoar crimes de condenados por tentativa de golpe e pela invasão dos prédios dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. Isso quer dizer que o projeto pode ir direto para o plenário, sem passar por comissões. Na 3ª feira (16.set), aprovou a blindagem dos congressistas, criando uma série de obstáculos para que eles sejam investigados –a proposta vai agora ao Senado.
O ato em São Paulo está sendo convocado para a avenida Paulista, em frente ao Masp, às 14h de domingo (21.set). Eis a convocação feita por Guilherme Boulos em suas redes sociais:
No Rio, o local não havia sido divulgado até o fim da manhã desta 5ª feira (18.set). Eis a convocação feita por Tarcísio Motta em suas redes sociais:
Além de Caetano Veloso e Sandra de Sá, artistas como Anitta, Fernanda Abreu, Marcos Palmeira, Matheus Nachtergaele, Sophie Charlotte, Ana Carolina e Tony Bellotto se manifestaram contra a aprovação da PEC da blindagem na Câmara. Eles postaram a seguinte imagem em seus perfis nas redes:
A mais recente manifestação da esquerda nas ruas foi realizada em 7 de setembro, em várias partes do Brasil. Na Praça da República, em São Paulo, os organizadores reuniram 4.300 pessoas, segundo cálculo do Poder360 a partir de imagens aéreas.
O protesto teve como mote pedidos de condenação de Jair Bolsonaro (PL) por golpe –o ex-presidente acabou de fato condenado em 11 de setembro– e defesa da soberania, por causa das tarifas e sanções do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), contra Brasil.
No mesmo dia dos atos da esquerda, a direita também foi para as ruas pela anistia de Bolsonaro, em protestos realizados também em várias cidades. A manifestação realizada na avenida Paulista, em São Paulo, reuniu 48.800 pessoas, segundo cálculo deste jornal digital a partir de imagens aéreas.
O evento da direita foi marcado pelo discurso do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Potencial candidato ao Planalto em 2026, Tarcísio associou o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) à “tirania”.