• Terça-feira, 1 de julho de 2025

Parlamentares da FPA criticam aumento de impostos e cobram ações do governo em defesa do agro

Marcel van Hattem denuncia descaso com o setor produtivo e lembra promessas não cumpridas no Rio Grande do Sul.

Marcel van Hattem denuncia descaso com o setor produtivo e lembra promessas não cumpridas no Rio Grande do Sul. Durante reunião da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (11), parlamentares da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) criticaram o aumento recorrente de impostos e a falta de atenção do Governo Federal ao setor agropecuário. A audiência contou com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) destacou a ausência de respostas concretas às promessas feitas pelo Executivo durante a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. Segundo ele, passados mais de 12 meses, os compromissos assumidos pelo governo ainda não foram cumpridos.
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Nutrição, manejo e tecnologia contribuem para ter mais sólidos do leite
    Nutrição, manejo e tecnologia contribuem para ter mais sólidos do leite
    “O meu estado continua sofrendo com as consequências da calamidade pública. O ministro da Agricultura nos ouve e diz que a responsabilidade é da Fazenda. Cobramos o ministro da Fazenda e ele também não age. Não dá para esperar mais”, afirmou van Hattem. “Já faz mais de um ano que encontrei integrantes do atual governo no momento mais difícil do Rio Grande do Sul, e as promessas nunca se concretizaram.”window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});O parlamentar também criticou a política fiscal do governo. “A cada 37 dias há um novo aumento de imposto, sem cortes de gastos ou venda de ativos. O governo aumenta o IOF por decreto, transfere mais uma vez a conta para o povo e diz que está tudo bem. Está tudo péssimo. É descaso com a população e com o setor agropecuário.”O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) também expressou indignação com a política fiscal e criticou a postura do governo, que classificou como um “teatro da economia”. “Eu vejo o ministro e vários deputados rindo aqui como se o Brasil estivesse vivendo um ambiente perfeito. Parece que o senhor acha que é ministro na Suíça. Vá ao mercado e veja a realidade do nosso país”, afirmou Ferreira. Manifesto pela responsabilidade fiscal Na semana passada, a Coalizão de Frentes Parlamentares que representam o setor produtivo divulgou um manifesto em reação às recentes medidas fiscais propostas pelo Governo Federal, especialmente à chamada “recalibragem” do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). “Tais ações estão longe da real solução do problema, que passa pela inadiável redução da máquina pública com sustentabilidade fiscal, e aprofundam a asfixia econômica que já compromete a capacidade de investimento, a geração de empregos e a competitividade do nosso país”, diz o texto. Fonte: Agência FPA VEJA TAMBÉM:
  • Banco Mundial: preço das commodities agrícolas deve ficar estável em 2025
  • ANC destaca Fenagen em Porto Alegre com foco em genética e avanço da pecuária
  • Universo Pecuária 2025 prepara novidades para novembro em Lavras do Sul
  • ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: