*Por Jennifer Hoewe
Muitos norte-americanos dizem ter perdido a confiança nas notícias nacionais, mas a maioria ainda acredita que pode confiar na precisão das notícias locais.
Em 2023, a confiança nos jornais, na TV e no rádio atingiu níveis historicamente baixos. Somente 32% dos norte-americanos disseram ter “muita” ou “alguma” confiança nesses meios de comunicação. Em comparação, em 1976, 72% dos norte-americanos afirmavam ter “muita” ou “alguma” confiança na mídia de massa, incluindo jornais, TV e rádio.
Em 2021, os Estados Unidos ficaram em último lugar entre 46 países em termos de confiança dos cidadãos nos veículos de comunicação.
Ainda assim, mesmo com o declínio da indústria de notícias locais nos EUA — mais de 3.200 jornais locais e regionais fecharam desde 2005 —, os norte-americanos continuam depositando muito mais confiança nas notícias locais do que nas nacionais.
Em 2024, 74% dos norte-americanos disseram ter “muita” ou “alguma” confiança nas organizações de notícias locais, e 85% acreditam que esses veículos são, pelo menos, de alguma forma importantes para sua comunidade.
Sou ex-jornalista local e estudo os efeitos que o conteúdo da mídia pode ter nas pessoas. As notícias locais ajudam as pessoas a entender o que o governo local está fazendo, a se manter informadas sobre eventos do dia a dia, como clima, trânsito, esportes, escolas e criminalidade, e até a desenvolver um maior senso de comunidade.
Apesar dessa confiança nas notícias locais, muitos norte-americanos não estão dispostos a pagar por elas. Apenas 23% dos americanos que dizem pagar por notícias online relatam pagar por um jornal local ou regional.
As organizações de notícias nos EUA sempre dependeram de modelos comerciais –como publicidade de empresas e assinaturas de leitores– que deixaram de ser financeiramente sustentáveis desde meados dos anos 2000.
A receita publicitária dos jornais atingiu o pico por volta de 2005 e, desde então, caiu rapidamente de mais de US$ 49 bilhões por ano em 2005 para menos de US$ 10 bilhões em 2020, segundo o Pew Research Center. Essa queda foi impulsionada pela ascensão da internet.
Como resultado, os EUA perderam mais de ⅓ dos jornais locais e regionais desde 2004.
Hoje, os chamados “desertos de notícias” se tornaram mais comuns. Esse termo descreve lugares onde não há fontes de notícias confiáveis suficientes para ajudar as pessoas a se informarem sobre suas comunidades locais.
Dos jornais locais que ainda existem, 80% são semanais.
Com menos repórteres e editores acompanhando de perto as questões locais e estaduais, os jornais locais agora têm menos capacidade de fiscalizar e cobrar responsabilidade dos governantes locais e estaduais.
Os norte-americanos também leem menos jornais locais do que antes. Desde 2015, a circulação, tanto impressa quanto digital, caiu 40% nas edições de dias úteis e 45% nas edições de domingo, entre jornais diários locais e seus sites.
Em vez disso, uma parcela maior dos norte-americanos passou a recorrer mais a familiares, amigos e vizinhos do que aos veículos de imprensa locais para se informar sobre o que acontece em suas comunidades.
Apesar dos problemas de queda de receita e de audiência, os americanos ainda confiam nas notícias locais –e essa confiança atravessa linhas partidárias.
Uma pesquisa do Pew Research Center de 2024 descobriu que tanto republicanos quanto democratas acreditam que os jornalistas locais estão conectados às suas comunidades. A maioria dos democratas e dos republicanos concordou que a mídia local “reporta as notícias com precisão”, “é transparente sobre seu processo de apuração”, “cobre as histórias e questões mais importantes” e “fiscaliza os líderes políticos locais”.
Isso pode se dar porque os jornais locais conseguem focar em questões que as pessoas enfrentam em seu dia a dia, em vez de se concentrarem na política nacional. Em muitos casos, os leitores também conseguem se conectar mais facilmente com os jornalistas locais, compartilhando ideias de pautas ou oferecendo feedbacks.
As pessoas aprendem sobre seus representantes eleitos e ficam mais bem informadas sobre os assuntos locais por meio das notícias locais, o que é um componente essencial para formar um público bem informado.
As notícias locais fornecem aos cidadãos informações necessárias para monitorar se seus líderes estão cumprindo as promessas de campanha. Quem acompanha regularmente as notícias locais tem mais probabilidade de participar da política, seja votando nas eleições locais, entrando em contato com um representante ou participando de audiências públicas.
Quando as pessoas deixam de ter acesso às fontes de notícias locais, ou param de acompanhar a cobertura local, sua confiança na integridade das eleições locais diminui, sua capacidade de avaliar os políticos piora e a participação nas eleições locais é mais baixa, em comparação com quem acompanha, lê, assiste ou ouve as notícias locais.
Alguns norte-americanos passaram a depender mais das notícias nacionais quando os jornais locais fecharam, o que, segundo pesquisas, levou a um aumento da polarização política. Minha pesquisa mostra que, quando uma pessoa confia em um veículo nacional com viés partidário, é muito provável que ela concorde com as matérias enviesadas publicadas por esse veículo.
À medida que os jornais locais não partidários desapareceram ou encolheram, surgiram nos últimos anos sites locais com viés partidário. Esses sites publicam notícias focadas em temas locais, mas com uma abordagem ideológica. Como resultado, pessoas em busca de informações sobre suas comunidades podem consumir conteúdos pouco confiáveis, apresentados como jornalismo local, e interpretá-los como se fossem informações legítimas.
Verificar a origem e as intenções das informações continua sendo fundamental para que os consumidores de notícias garantam que estão recebendo informações precisas –inclusive no que diz respeito às notícias locais.
Embora o setor de notícias locais continue enfrentando dificuldades financeiras, pesquisas indicam que os jornalistas locais poderiam considerar novas ideias de conteúdo para aumentar o interesse dos leitores, como interagir mais com os membros da comunidade, respondendo a perguntas específicas deles.
Enquanto isso, acredito que os consumidores de notícias deveriam refletir se estão dispostos a pagar e a apoiar de forma contínua os veículos locais nos quais dizem confiar. Sem esse apoio, essas fontes locais de confiança podem desaparecer.