Se Irã retaliar, Trump ameaça contra-atacar com “força muito maior”
Estados Unidos atacaram as instalações de enriquecimento de urânio de Fordow, Natanz e Esfahan neste sábado (21/6)
O presidente dos , , ameaçou fazer novos ataques ao Irã, neste sábado (21/6), caso as forças iranianas reajam e contra-ataquem os norte-americanos, após a ofensiva contra instalações de enriquecimento de urânio do país persa.
“Qualquer retaliação do Irã contra os Estados Unidos da América será respondida com uma força muito maior do que a que foi presenciada esta noite”, escreveu o presidente norte-americano na rede social Truth Social.
Leia também
Aviões dos Estados Unidos bombardearam três instalações nucleares do Irã, em meio a escalada do conflito travado nos últimos dias, entre os países do aiatolá Ali Khamenei e de Benjamin Netanyahu.
Fordow, uma das instalações subterrâneas afetadas, tem capacidade para operar 3 mil centrífugas para enriquecimento de urânio, segundo estimativas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), programa da para assuntos nucleares.
Durante pronunciamento na Casa Branca, Trump disse que caso o Irã não entre em um acordo para pôr fim à escalada de conflitos no Oriente Médio, os militares norte-americanos poderão fazer novas incursões.
“O Irã, o tirano do Oriente Médio, precisa agora fazer a paz. Se não o fizer, os ataques futuros serão muito maiores e muito mais fáceis”, disse Trump. “Isso não pode continuar. Ou haverá paz, ou haverá uma tragédia para o Irã, muito maior do que a que testemunhamos nos últimos oito dias. Lembrem-se, ainda há muitos alvos”, acrescentou.
Veja a íntegra do pronunciamento:
Por: Metrópoles