• Quinta-feira, 9 de outubro de 2025

FPA garantiu blindagem do setor agropecuário contra aumento de impostos

Para o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR), não há qualquer justificativa para aumento de impostos.

Para o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR), não há qualquer justificativa para aumento de impostos. O setor produtivo saiu vitorioso das discussões envolvendo a Medida Provisória (MP 1303/2025). O texto, que teria que ser votado até esta quarta-feira (8), foi retirado da pauta do plenário da Câmara dos Deputados.  Para o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR), não há qualquer justificativa para aumento de impostos, visto que o IOF já havia sido restabelecido pelo Poder Judiciário após derrubada no Congresso. Ele destacou também a força da bancada do agro na rejeição da proposta. 
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Centenas de porcos foram soltos na New Forest para evitar mortes de pôneis e gado na Inglaterra
    Centenas de porcos foram soltos na New Forest para evitar mortes de pôneis e gado na Inglaterra
    “A MP já devia ter sido recolhida há muito tempo. Sempre fomos contrários e seguiremos contra qualquer aumento de impostos para o cidadão. O agro e o Brasil mostraram sua força mais uma vez no caminho por um país mais justo”, afirmou Lupion. window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});O deputado Sérgio Souza (MDB-PR) lembrou que o aumento de impostos traria prejuízos significativos para o produtor rural, especialmente nos custos de produção. “Seria um atraso total para o desenvolvimento do país. Aumentaria os custos de produção e, consequentemente, o valor dos alimentos para a população”, disse o ex-presidente da FPA. Para o vice-presidente da FPA, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), a justificativa de que a MP era necessária para o equilíbrio fiscal não se sustentava. Segundo ele, a elevação do IOF já estava em vigor por decisão do STF e já produzia arrecadação. “O fato é que a MP se inseriu em uma questão política mais geral dentro do governo, que faz um esforço arrecadatório”, afirmou Jardim. A senadora Tereza Cristina (PP-MS) também celebrou a vitória da bancada e criticou a insistência do governo em aumentar impostos. “Conseguimos derrubar no Congresso a MP 1303. Demos um basta à obsessão arrecadatória de um governo que só pensa em aumentar impostos, sem cortar os próprios gastos. A nossa luta é por um país com menos gastança e mais respeito ao bolso do contribuinte. Não vamos permitir que a conta do descontrole fiscal seja paga pelo povo brasileiro”, destacou a senadora. Desde o início da tramitação, a FPA se mostrou contrária à aprovação da medida que taxava, entre outros pontos, as Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs). Segundo o deputado Alceu Moreira (MDB-RS), coordenador Institucional da FPA, no fim das contas, quem pagaria a conta seria o cidadão. “O governo dá com uma mão e tira com a outra, é sempre assim. Enquanto tenta arrecadar R$ 20 bilhões com essa MP, que tributa investimentos e aumenta impostos sobre quem já paga a conta, deixa de arrecadar R$ 100 bilhões em mercados irregulares e sem fiscalização”, concluiu Alceu Moreira. Fonte: Agência FPA VEJA TAMBÉM:
  • STF suspende julgamento da Ferrogrão; placar está em 2 a 0 para liberar projeto
  • Emater-MG faz levantamento inédito sobre a safra de cacau em Minas Gerais
  • Primeira exposição ranqueada da ABHB em Lavras do Sul aponta os campeões
  • ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago PereiraQuer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: