• Sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Confira como foi a conversa entre Trump e Lula nesta manhã; Diálogo se mostra promissor

Presidentes conversaram por telefone em tom amistoso e discutiram comércio, meio ambiente e futuros encontros presenciais.

Presidentes conversaram por telefone em tom amistoso e discutiram comércio, meio ambiente e futuros encontros presenciais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na manhã desta segunda-feira (6), uma ligação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em conversa de aproximadamente 30 minutos, os dois líderes trocaram elogios e destacaram a boa relação que tiveram durante o encontro em Nova York, por ocasião da Assembleia Geral da ONU. Segundo o Palácio do Planalto, o diálogo foi marcado por um tom amistoso e considerado positivo por ambos os governos. Lula classificou o contato como uma oportunidade para restaurar as relações “amigáveis de 201 anos” entre as duas maiores democracias do Ocidente. O presidente brasileiro ressaltou ainda que o Brasil é um dos três países do G20 com os quais os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços, e solicitou a retirada da sobretaxa de 40% aplicada a produtos nacionais, além da revisão de medidas restritivas impostas a autoridades brasileiras.
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Canibalismo em suínos pode levar à perda de carcaças no abate
    Canibalismo em suínos pode levar à perda de carcaças no abate
    Durante a conversa, Trump nomeou o secretário de Estado Marco Rubio para dar continuidade às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ambos os presidentes manifestaram interesse em se encontrar pessoalmente em breve. Lula sugeriu uma reunião durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia, e renovou o convite para que Trump participe da COP30, em Belém (PA). O brasileiro também afirmou estar disposto a visitar os Estados Unidos. window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Os dois chefes de Estado trocaram contatos pessoais para manter comunicação direta. A videoconferência contou, do lado brasileiro, com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, dos ministros Mauro Vieira, Fernando Haddad e Sidônio Palmeira, além do assessor especial Celso Amorim. Pelas redes sociais, o presidente Donald Trump afirmou ter apreciado a conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destacando que o diálogo teve como foco temas econômicos e comerciais. O republicano confirmou que novas discussões estão previstas e adiantou que os dois líderes deverão se encontrar “em um futuro não tão distante, no Brasil e nos Estados Unidos”. Pelas redes sociais, o presidente Donald Trump afirmou ter apreciado a conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destacando que o diálogo teve como foco temas econômicos e comerciais. O republicano confirmou que novas discussões estão previstas e adiantou que os dois líderes deverão se encontrar “em um futuro não tão distante, no Brasil e nos Estados Unidos”.
    Publicação do Presidente Donald Trump sobre o encontro com o Presidente Lula.
    Trump encerrou a publicação dizendo que gostou do contato e demonstrou otimismo quanto à parceria entre os dois países, afirmando que Brasil e Estados Unidos “vão se dar bem juntos”. Mais cedo, o Palácio do Planalto já havia informado que, durante o telefonema, Lula solicitou a retirada das taxas impostas a produtos brasileiros e das sanções aplicadas a autoridades nacionais. VEJA TAMBÉM:
  • Gerente executivo da ACNB é homenageado na Bolívia com prêmio ‘Cebú de Ouro’
  • Soja/EUA: ajuda de Trump aos agricultores pode demorar até início de 2026
  • Agrural: Com plantio mais rápido da história, PR puxa ritmo da semeadura de soja no país
  • ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: