Conheça a picape Lecar Campo que promete rodar 1.000 km com 30 litros de etanol; fotosSegundo analistas do setor, o resultado expõe um ponto sensível: barulho publicitário não garante desempenho comercial. Enquanto a Shark luta para firmar seu espaço, a Tunland prova que há consumidores dispostos a apostar em alternativas discretas, mas que entregam o básico de forma competitiva. window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Ranking das picapes médias mais vendidas em agosto/25 1º – Toyota Hilux: 3.570
2º – Ford Ranger: 2.628
3º – Chevrolet S10: 2.340
4º – Mitsubishi Triton: 1.008
5º – Fiat Titano: 311
6º – Mitsubishi L200: 283
7º – Nissan Frontier: 220
8º – GWM Poer: 99
9º – Foton Tunland: 86
10º – BYD Shark: 66
11º – JAC Hunter: 31
12º – VW Amarok: 2 A queda da Volkswagen Amarok Se a Shark decepcionou, a situação da Volkswagen Amarok é ainda mais dramática. O modelo alemão, que já teve prestígio no mercado brasileiro, registrou apenas duas unidades vendidas em todo o país no mês de agosto. O número reflete uma fase melancólica, em que a picape parece ter perdido relevância frente aos concorrentes, transformando-se quase em uma “peça de museu sobre rodas”. O topo segue firme Apesar das turbulências no ranking intermediário e inferior, o topo continua sólido. Hilux, Ranger e S10 reforçam sua imagem de confiança, desempenho e tradição, enquanto a Mitsubishi Triton (1.008) e a Fiat Titano (311) garantem presença no bloco intermediário. Expectativa x realidade O desempenho da Shark chama atenção pelo descompasso entre expectativa e resultado. Lançada sob grande promessa, a picape da BYD ainda não conseguiu convencer o consumidor brasileiro. A Tunland, silenciosa e modesta, mostrou que nem sempre o brilho dos holofotes se converte em vendas. Em resumo, o mercado brasileiro de picapes médias deu um recado claro em agosto: popularidade não se compra, conquista-se.