• Segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Ações da BP aumentam 1,9% após descoberta de petróleo no Brasil

Petroleira britânica descobriu na Bacia de Santos seu maior campo em 25 anos; preço do barril recua nos EUA e na Inglaterra.

As ações da petroleira britânica BP (British Petroleum) subiam 1,92% por volta das 15h desta 2ª feira (4.ago.2025) na Nyse (Bolsa de Valores de Nova York), mesmo com a queda dos preços do petróleo no mercado internacional. 

O Brent, usado como referência no mercado internacional, recuava 1,62% para outubro na ICE (Intercontinental Exchange), a US$ 66,24/barril. Já na Nymex (New York Mercantile Exchange), o contrato de setembro do WTI, indicador dos preços nos Estados Unidos, registrava desvalorização de 1,32%, a US$ 68,75/barril.

A alta foi impulsionada pelo anúncio da descoberta do campo de Bumerangue, na Bacia de Santos. Segundo a companhia é a maior descoberta de petróleo e gás da BP nos últimos 25 anos. O campo, localizado a 400 km da costa do Rio de Janeiro, tem mais de 300 km² –área 5 vezes maior que a ilha de Manhattan, em Nova York.

A BP detém 100% dos direitos de exploração do bloco, adquirido em 2022 no 1º ciclo de oferta permanente no modelo de partilha de produção, com compromisso de entregar 5,9% do lucro-óleo ao governo brasileiro.

A última descoberta de magnitude semelhante feita pela companhia havia sido o campo de gás Shah Deniz, no Mar Cáspio, em 1999. Segundo a BP, o campo brasileiro contém uma mistura de gás, condensado e petróleo, mas ainda é prematuro estimar o volume total das reservas. A empresa apontou níveis elevados de dióxido de carbono, o que pode aumentar os custos de extração e processamento.

O desenvolvimento de campos em águas profundas no Brasil costuma levar 4 a 10 anos até o início da produção comercial. A BP divulgará seus resultados do 2º trimestre nesta 3ª feira (5.ago.2025).

A descoberta ocorre em meio a rumores de fusão com a Shell e pressões do fundo Elliott, que recentemente adquiriu participação no capital da empresa.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: