A Comissão Europeia decidiu suspender por 6 meses os 2 pacotes de contramedidas às tarifas impostas pelos Estados Unidos. A decisão foi anunciada nesta 2ª feira (4.ago.2025) pelo porta-voz do órgão executivo da UE (União Europeia), Olof Gill, durante conversa com jornalistas.
Segundo ele, “a Comissão tomará as medidas necessárias para suspender por 6 meses as contramedidas da UE contra os EUA, que deveriam entrar em vigor em 7 de agosto”. Adicionou que o bloco “continua trabalhando com os EUA para finalizar uma declaração conjunta, conforme acordado em 27 de julho”.
As contramedidas da UE incluíam respostas às tarifas dos EUA sobre aço e alumínio, além de medidas contra as tarifas impostas pelo governo de Donald Trump (Partido Republicano) sobre bens industriais e automóveis. As informações são da Reuters.
O acordo comercial entre a UE e os EUA deixou questões sem resolução, incluindo as taxas sobre bebidas alcoólicas. Na semana passada, o presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), decretou tarifas de 15% sobre produtos europeus.
O resultado das negociações não foi uma unanimidade para os países que compõem o bloco. Em 28 de julho, o primeiro-ministro da França, François Bayrou (Movimento Democrático, centro), havia criticado o tratado, alegando “submissão” e o classificando como um “dia sombrio”.
Agora, autoridades europeias esperam desdobramentos para esclarecer o futuro das suas relações comerciais.