• Domingo, 26 de outubro de 2025

Trump aumenta em 10% tarifas sobre produtos do Canadá

Republicano afirma que medida é uma retaliação a um vídeo divulgado pelo governo de Ontário com falas de Ronald Reagan.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), anunciou neste sábado (25.out.2025) que passará a cobrar uma tarifa adicional de 10% sobre todos os produtos canadenses. A decisão foi anunciada 1 dia após o republicano suspender as negociações comerciais com o país vizinho.

Atualmente, o Canadá já enfrenta tarifas médias de 35% sobre seus produtos exportados para os EUA, com taxações específicas para certos itens:

Em seu perfil na Truth Social, Trump voltou a criticar a veiculação de um vídeo com declarações do ex-presidente Ronald Reagan (1911-2004) sobre tarifas. Trata-se de uma propaganda produzida e veiculada pelo governo de Ontário, no Canadá.

“Por causa dessa deturpação dos fatos e por causa desse ato hostil, estou aumentando a tarifa do Canadá em 10% em cima do que eles estão pagando agora”, escreveu Trump.

No vídeo, Reagan diz que tarifas funcionam apenas por um curto período. Depois, levam a retaliações de outros países, resultando em mais tarifas. Afirma que eventualmente as pessoas param de comprar, o mercado encolhe e milhões de pessoas perdem seus empregos.

A Ronald Reagan Presidential Foundation & Institute informou em nota que a propaganda “deturpa” o discurso do ex-presidente e que não deu autorização para o seu uso. Por fim, compartilhou um link em que é possível assistir à íntegra do pronunciamento.

A embaixada da China nos EUA já havia compartilhado o vídeo de 1987 em abril de 2025.

Assista ao vídeo de Reagan de 1987 (1min46s):

 

“O Canadá foi pego trapaceando com um comercial, podem acreditar?”, disse Trump a jornalistas antes de embarcar para uma viagem à Ásia. Apesar de Ontário ter anunciado a retirada do anúncio para a próxima 2ª feira (27.out), o presidente manteve sua posição e acrescentou: “Mas eu posso jogar mais sujo que eles”.

Na 6ª feira (24.out), Trump cancelou uma possível reunião com o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, e criticou duramente o que chamou de “jogo sujo” por parte do Canadá. O episódio ocorreu em Washington, onde as relações entre os 2 países norte-americanos já estavam tensas com as negociações comerciais em andamento.

O aumento tarifário acontece enquanto Canadá, EUA e México negociam a renovação do T-MEC (Tratado México-Estados Unidos-Canadá), tratado que mantém cerca de 85% do comércio entre os 3 países livre de tarifas. Não foram divulgados detalhes sobre quais produtos específicos serão afetados pelo novo aumento ou quando a medida entrará em vigor.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: