Lula participa de cúpula na Malásia de olho no mercado asiático
O presidente está em Kuala Lampur e tem uma série de agendas bilaterais, em meio à expectativa por reunião com Donald Trump
Kuala Lumpur — O presidente participou, como ouvinte convidado, da cerimônia de abertura da Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean Summit), realizada na manhã deste domingo (26/10) na capital da , noite de segunda-feira (24/10) no Brasil. O petista está focado na esperada reunião com o presidente dos Estados Unidos, , mas também busca expandir a exportação brasileira ao bloco econômico oriental.
Antes de desembarcar na Malásia para o Asean Summit, Lula foi à Indonésia. Durante suas agendas no sudeste asiático, nas áreas de tecnologia, mineração, pecuária, aviação e até ambiental, que podem mudar o panorama comercial brasileiro na região. Essa ofensiva acontece num momento em que o governo tem intensificado a defesa do multilateralismo, e buscado novos mercados, principalmente para os produtos afetados pelo tarifaço.
Nesse sentido, Lula ainda tem quatro com foco em negócios. Na manhã deste domingo, o presidente encontra, em reuniões separadas, o primeiro-ministro de Singapura, Lawrence Wong, e o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh. Uma bilateral com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, está no radar, mas ainda a ser confirmada.
Leia também
Em seguida, Lula participa da cúpula empresarial da Asean, que reunirá empresários dos países-membros do bloco e convidados. Depois, há um encontro restrito a CEOs de empresas brasileiras e malaias, organizada em paralelo à cúpula, também com presença do presidente. Após essas agendas, o petista espera conversar com Trump para começar as negociações do tarifaço.
No fim do dia, Lula participa de um jantar oferecido pelo Presidente do Conselho Europeu, António Costa, com a presença do Presidente da África do Sul e o do Primeiro-Ministro do Canadá.
Por: Metrópoles





