• Sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Suco de laranja brasileiro escapa de tarifas nos EUA e setor celebra decisão

Isenção evita impacto bilionário no setor e reforça parceria estratégica entre Brasil e Estados Unidos, apontou comunicado da CitrusBR

Isenção evita impacto bilionário no setor e reforça parceria estratégica entre Brasil e Estados Unidos, apontou comunicado da CitrusBR O setor brasileiro de suco de laranja recebeu com alívio e senso de responsabilidade a notícia de que o produto foi incluído na lista de exceções às novas tarifas de importação anunciadas pelo governo dos Estados Unidos. A medida afasta um impacto estimado em R$ 3,6 bilhões nas exportações nacionais, preservando o principal destino da bebida produzida no país. O diretor-executivo da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), Ibiapaba Netto, destacou que a decisão garante a continuidade de uma relação estratégica.
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Recebemos com alívio e responsabilidade o anúncio da exceção ao suco de laranja concedido pelo governo americano. A CitrusBR reforça o seu compromisso com o mercado no fornecimento de suco de laranja de alta qualidade como acontece há mais de 60 anos”, afirmou. window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Atualmente, o Brasil responde por 56% do consumo de suco de laranja nos EUA e é responsável por 70% das importações do produto naquele mercado. Em contrapartida, os norte-americanos absorvem 42% de todo o volume exportado pelo Brasil. Para Netto, trata-se de uma relação de interdependência: “Essa concessão foi feita para proteger as empresas locais, que dependem do nosso produto. Não foi um benefício ao Brasil, mas aceitamos essa carona com muito alívio”. Além de preservar empregos e receitas no Brasil, a isenção também garante previsibilidade para a indústria nacional e estabilidade de preços para o consumidor norte-americano, num mercado onde as cadeias produtivas estão fortemente conectadas.
    Ver essa foto no Instagram
    Uma publicação compartilhada por CitrusBR (@citrusbroficial)
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: