Santa Catarina lança projeto inédito de difusão genética com sêmen Angus
Iniciativa pioneira prevê a distribuição gratuita de 15 mil doses a pequenos e médios pecuaristas, ampliando o acesso à genética de alta eficiência e impulsionando a pecuária catarinense.
Iniciativa pioneira prevê a distribuição gratuita de 15 mil doses a pequenos e médios pecuaristas, ampliando o acesso à genética de alta eficiência e impulsionando a pecuária catarinense. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) deram mais um passo importante na consolidação do melhoramento genético dos rebanhos catarinenses. Na última quinta-feira (09), em Chapecó, as entidades promoveram a reunião de entrega das primeiras doses de sêmen Angus do Projeto de Difusão de Genética Superior para Eficiência Alimentar, em parceria com a Associação Brasileira de Angus e Ultrablack. O evento integrou a programação da Exposição Nacional Angus & Ultrablack e ocorreu no Marquês Angus Parrilla, no Parque Dr. Valmor Ernesto Lunardi, reunindo produtores rurais, lideranças do setor agropecuário, supervisores e técnicos da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), supervisores regionais do Senar/SC, entre outros representantes do segmento.
Sistema de bioflocos torna produção de tilápia mais sustentável e econômica em uso de águaA ação é fruto do convênio firmado entre o Sistema Faesc/Senar e a Associação Brasileira de Angus e Ultrablack, que prevê a distribuição de 15 mil doses de sêmen Angus aos produtores atendidos pela ATeG Pecuária de Corte. O objetivo é ampliar o acesso à genética de alta eficiência, especialmente para pequenos e médios produtores, fortalecendo a produtividade e a sustentabilidade das propriedades rurais. window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Representantes das instituições parceiras comemoram o êxito da parceria – Foto: Karina Ogliari/MB ComunicaçãoO presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, lembrou que a iniciativa consolida um trabalho iniciado em 2016, quando a ATeG foi implantada em Santa Catarina. “Por uma coincidência feliz, foi neste mesmo salão, no ano passado, que conhecemos o presidente da Associação de Angus, apresentado pelo criador catarinense Nelson Serpa. Concretizamos aquilo que começou como uma ideia, uma parceria que representa continuidade no melhoramento genético catarinense. Desde 2016, a ATeG vem transformando a realidade de centenas de produtores e agora demos mais um passo com a entrega das primeiras doses de sêmen”, destacou Pedrozo. Pedrozo ressaltou, ainda, que o foco é estimular o desenvolvimento dos pequenos e médios produtores, democratizando o acesso à inseminação artificial em tempo fixo (IATF). “Queremos prestigiar quem tem menos recursos. Os grandes já conhecem e utilizam essa tecnologia, mas nosso papel é garantir que os pequenos também tenham oportunidade de evoluir. Essa é a essência do Senar/SC, ou seja, levar conhecimento, técnica e inovação ao campo”, completou. As doses serão distribuídas de forma gratuita aos pecuaristas acompanhados pela ATeG, priorizando os pequenos e médios produtores rurais, que muitas vezes não têm acesso às tecnologias de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). O objetivo é promover a democratização do melhoramento genético, aumentar a eficiência produtiva e garantir maior rentabilidade e sustentabilidade nas propriedades. O vice-presidente da Faesc, vice-presidente do conselho deliberativo do Sebrae/SC e presidente da Associação do Novilho Precoce de Santa Catarina, Antônio Marcos Pagani de Souza, reforçou a importância do momento para a pecuária catarinense. “Essa parceria entre a Angus Nacional, a Faesc e o Senar/SC vai transformar o rebanho catarinense. As doses de sêmen de animais melhoradores permitirão produzir bovinos mais precoces e com carne de qualidade superior, gerando mais rentabilidade e sustentabilidade. A raça Angus é reconhecida mundialmente e essa iniciativa representa o sucesso da pecuária de corte de Santa Catarina”, afirmou Pagani. O presidente da Associação Brasileira de Angus e Ultrablack, José Paulo Cairoli, elogiou o protagonismo do Sistema Faesc/Senar na condução do projeto. “Nós, da Associação, vemos com extrema importância essa iniciativa. É uma ideia fantástica da Faesc e do Senar, que merece ser valorizada e replicada em outros estados. A preocupação das instituições catarinenses com o produtor e com a melhoria genética é fundamental para o crescimento da pecuária nacional”, ressaltou Cairoli.
Presidente do Sistema FaescSenar, José Zeferino Pedrozo, e as lideranças parceiras destacaram a importância da iniciativa – Fotos: Sara Bellaver /MB ComunicaçãoO superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, ressaltou que a entrega das primeiras doses de sêmen, reforça compromisso das instituições parceiras com a inovação, a sustentabilidade e o fortalecimento da cadeia produtiva da carne bovina em Santa Catarina. “O projeto deve gerar resultados diretos na eficiência produtiva, na qualidade dos rebanhos e na competitividade do setor, e poderá servir de modelo para ser ampliado a outros estados brasileiros”. Também destacaram a importância da iniciativa o presidente do Sindicato Rural de Chapecó, Luiz Carlos Travi , e a coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes. Fonte: Assessoria Faesc VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago PereiraQuer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Por: Redação
Artigos Relacionados:
Câmara Setorial do Algodão e Derivados encerra 2025 com previsão de alta nas exportações e cautela na produção
há 1 hora
Comissão Europeia recolhe carne bovina brasileira após detectar hormônios proibidos
há 3 horas
Prognóstico climático aponta semana de contrastes no Brasil; veja a previsão do tempo
há 4 horas
Exportação de bovinos vivos rompe 1 milhão de cabeças em 2025
há 6 horas
Palmeirense, Toffoli pegou carona para Lima em jatinho de amigo
há 8 horas
Alerta Inmet: Chuva de 100 mm e ventos de 100 km/h com risco de descargas elétricas; veja onde
há 8 horas
Rastreabilidade avança no Brasil e estudo indica caminhos para ampliar sua adoção de forma inclusiva
há 8 horas
Método transforma a biomassa – resíduo da indústria de celulose – em arma contra ervas daninhas
há 9 horas
Morre um dos maiores nomes do rodeio na atualidade, o gigante touro Big Bank
há 9 horas
Fazenda Tapuio mira liderança ao dobrar produção de queijo de búfala até 2027
há 9 horas
Zé Neto compra picape Ford F-450 Platinum por R$ 1,5 milhão, a primeira do Brasil; vídeo
há 9 horas
Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano
há 9 horas
Impacto do manejo de resíduos na sustentabilidade do confinamento
há 10 horas
Gratuidade da Justiça reduz acordos trabalhistas
há 10 horas
Quem precisa excluir o glúten do cardápio? Saiba as indicações
há 11 horas
Cientistas produzem enzima que “desmonta” proteção de bactéria resistente
há 12 horas
Farinha à base de castanha-do-brasil tem mais proteína que trigo
há 12 horas
Butantan firma parceria para desenvolver nova vacina contra raiva
há 12 horas
Luta contra a AIDS passa por dificuldades globais, mas experiência brasileira pode ser exemplo
há 13 horas
“Trend” nas redes sociais, raspar os cílios pode causar lesões nos olhos
há 14 horas
"Globo" projeta R$ 2,77 bi com Copa, Libertadores e F1 em 2026
há 14 horas
Juiz falante perde legitimidade, diz presidente do STJ
há 14 horas
Herman Benjamin vê crime organizado querendo operar no STJ
há 14 horas
Justiça é uma para ricos e outra para o resto, diz Herman Benjamin
há 14 horas
Leia a íntegra da entrevista de Herman Benjamin ao Poder360
há 14 horas
Entenda esquema de venda de decisões no STJ, segundo a PF
há 14 horas
Quem é o lobista acusado de comandar esquema de venda de decisões no STJ