Santa Catarina lança projeto inédito de difusão genética com sêmen Angus
Iniciativa pioneira prevê a distribuição gratuita de 15 mil doses a pequenos e médios pecuaristas, ampliando o acesso à genética de alta eficiência e impulsionando a pecuária catarinense.
Iniciativa pioneira prevê a distribuição gratuita de 15 mil doses a pequenos e médios pecuaristas, ampliando o acesso à genética de alta eficiência e impulsionando a pecuária catarinense. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) deram mais um passo importante na consolidação do melhoramento genético dos rebanhos catarinenses. Na última quinta-feira (09), em Chapecó, as entidades promoveram a reunião de entrega das primeiras doses de sêmen Angus do Projeto de Difusão de Genética Superior para Eficiência Alimentar, em parceria com a Associação Brasileira de Angus e Ultrablack. O evento integrou a programação da Exposição Nacional Angus & Ultrablack e ocorreu no Marquês Angus Parrilla, no Parque Dr. Valmor Ernesto Lunardi, reunindo produtores rurais, lideranças do setor agropecuário, supervisores e técnicos da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), supervisores regionais do Senar/SC, entre outros representantes do segmento.
Sistema de bioflocos torna produção de tilápia mais sustentável e econômica em uso de águaA ação é fruto do convênio firmado entre o Sistema Faesc/Senar e a Associação Brasileira de Angus e Ultrablack, que prevê a distribuição de 15 mil doses de sêmen Angus aos produtores atendidos pela ATeG Pecuária de Corte. O objetivo é ampliar o acesso à genética de alta eficiência, especialmente para pequenos e médios produtores, fortalecendo a produtividade e a sustentabilidade das propriedades rurais. window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Representantes das instituições parceiras comemoram o êxito da parceria – Foto: Karina Ogliari/MB ComunicaçãoO presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, lembrou que a iniciativa consolida um trabalho iniciado em 2016, quando a ATeG foi implantada em Santa Catarina. “Por uma coincidência feliz, foi neste mesmo salão, no ano passado, que conhecemos o presidente da Associação de Angus, apresentado pelo criador catarinense Nelson Serpa. Concretizamos aquilo que começou como uma ideia, uma parceria que representa continuidade no melhoramento genético catarinense. Desde 2016, a ATeG vem transformando a realidade de centenas de produtores e agora demos mais um passo com a entrega das primeiras doses de sêmen”, destacou Pedrozo. Pedrozo ressaltou, ainda, que o foco é estimular o desenvolvimento dos pequenos e médios produtores, democratizando o acesso à inseminação artificial em tempo fixo (IATF). “Queremos prestigiar quem tem menos recursos. Os grandes já conhecem e utilizam essa tecnologia, mas nosso papel é garantir que os pequenos também tenham oportunidade de evoluir. Essa é a essência do Senar/SC, ou seja, levar conhecimento, técnica e inovação ao campo”, completou. As doses serão distribuídas de forma gratuita aos pecuaristas acompanhados pela ATeG, priorizando os pequenos e médios produtores rurais, que muitas vezes não têm acesso às tecnologias de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). O objetivo é promover a democratização do melhoramento genético, aumentar a eficiência produtiva e garantir maior rentabilidade e sustentabilidade nas propriedades. O vice-presidente da Faesc, vice-presidente do conselho deliberativo do Sebrae/SC e presidente da Associação do Novilho Precoce de Santa Catarina, Antônio Marcos Pagani de Souza, reforçou a importância do momento para a pecuária catarinense. “Essa parceria entre a Angus Nacional, a Faesc e o Senar/SC vai transformar o rebanho catarinense. As doses de sêmen de animais melhoradores permitirão produzir bovinos mais precoces e com carne de qualidade superior, gerando mais rentabilidade e sustentabilidade. A raça Angus é reconhecida mundialmente e essa iniciativa representa o sucesso da pecuária de corte de Santa Catarina”, afirmou Pagani. O presidente da Associação Brasileira de Angus e Ultrablack, José Paulo Cairoli, elogiou o protagonismo do Sistema Faesc/Senar na condução do projeto. “Nós, da Associação, vemos com extrema importância essa iniciativa. É uma ideia fantástica da Faesc e do Senar, que merece ser valorizada e replicada em outros estados. A preocupação das instituições catarinenses com o produtor e com a melhoria genética é fundamental para o crescimento da pecuária nacional”, ressaltou Cairoli.
Presidente do Sistema FaescSenar, José Zeferino Pedrozo, e as lideranças parceiras destacaram a importância da iniciativa – Fotos: Sara Bellaver /MB ComunicaçãoO superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, ressaltou que a entrega das primeiras doses de sêmen, reforça compromisso das instituições parceiras com a inovação, a sustentabilidade e o fortalecimento da cadeia produtiva da carne bovina em Santa Catarina. “O projeto deve gerar resultados diretos na eficiência produtiva, na qualidade dos rebanhos e na competitividade do setor, e poderá servir de modelo para ser ampliado a outros estados brasileiros”. Também destacaram a importância da iniciativa o presidente do Sindicato Rural de Chapecó, Luiz Carlos Travi , e a coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes. Fonte: Assessoria Faesc VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago PereiraQuer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Por: Redação
Artigos Relacionados:
Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado
há 55 minutos
ALERTA VERMELHO: Chuva de 100 mm e ventos de 100 km/h atingem país essa semana; veja onde
há 56 minutos
Melhor trator de 2026 é apresentado na maior feira mundial do setor, a Agritechnica
há 56 minutos
Trump acusa JBS e outros frigoríficos de formação de cartel e aciona Justiça dos EUA
há 1 hora
Gigante chinesa, rival da Starlink, assina acordo com Brasil e quer mudar o futuro da internet via satélite
há 1 hora
Ovo de dinossauro carnívoro de 70 milhões de anos é encontrado e pode ter embrião preservado
há 3 horas
Como alga invasora ameaça pesca e turismo no Mediterrâneo
há 5 horas
Brasil prevê exportar 600 mil toneladas de carne de frango à China em 2026 após fim de embargo
há 5 horas
Furto de gado: Mais de 300 bois Nelore de “somem” de fazenda; prejuízo supera R$ 1 milhão
há 5 horas
Tornado deixa rastro de destruição e mortes no Paraná, e governo decreta luto oficial de três dias
há 5 horas
Quem bebe água, café e chá vive mais, diz estudo
há 7 horas
Pequeno gigante do gelo: o filhote de boi-almiscarado
há 8 horas
Reserva Legal em fazendas antigas ainda gera insegurança jurídica e especialistas alertam
há 8 horas
STF suspende todos os processos do país sobre Moratória da Soja
há 9 horas
Moraes autoriza general preso por trama golpista a fazer o Enem
há 9 horas
Associação do Cavalo Mangalarga Marchador terá momento decisivo; prepare-se para votar
há 20 horas
Boulos diz que Castro “faz demagogia com sangue” ao falar de operação
há 21 horas
Tornado no Paraná: tragédia deixa seis mortos, 750 feridos e 90% de uma cidade destruída; vídeo
há 22 horas
Comissão aprova US$ 35 mi para combater pobreza rural
há 1 dia
Zanin acompanha Moraes para que Tagliaferro se torne réu
há 1 dia
Gordura e músculo prolongam vida de pacientes com câncer
há 1 dia
Carrapatos e Moscas: a batalha constante da pecuária brasileira contra os ectoparasitas
há 1 dia
STF se aproxima do fim dos julgamentos do “golpe” com “kids pretos”
há 1 dia
Mapa interdita duas fábricas e apreende mais de 11 mil litros de bebidas clandestinas em Tocantins
há 1 dia
Mapa participa da abertura do Altamira Summit 2025, evento internacional que antecede a COP 30
há 1 dia
Portos têm, até o momento, melhor ano em volume de cargas movimentadas
há 1 dia
Polícia mata um dos maiores ladrões de gado de Goiás