Pesquisadores desenvolvem gel cicatrizante à base de tilápia que trata feridas em animais
Produto inovador - gel cicatrizante à base de tilápia - promete revolucionar os cuidados veterinários com uso sustentável da pele do peixe, sem necessidade de sacrifício
Produto inovador – gel cicatrizante à base de tilápia – promete revolucionar os cuidados veterinários com uso sustentável da pele do peixe, sem necessidade de sacrifício Pesquisadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná, estão transformando a forma de tratar feridas em cães e gatos. Um projeto inovador desenvolvido por docentes e alunos do Departamento de Ciências Farmacêuticas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da instituição resultou na criação de um gel cicatrizante à base da pele da tilápia, que vem mostrando resultados significativos já na primeira semana de tratamento. Inovação que respeita a vida animal Coordenado pelo professor Flavio Luís Beltrame, o estudo destaca-se por não exigir o sacrifício das tilápias. O colágeno utilizado é extraído da pele do peixe por meio de um processo de hidrólise conduzido pela equipe da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no campus de Jandaia do Sul. O material é enviado à UEPG em forma líquida, onde passa por secagem e é transformado em pó, base para a formulação do gel.
Segundo Beltrame, o gel atua promovendo uma reestruturação da pele ferida dos animais, e os primeiros testes clínicos, com autorização do Comitê de Ética em Pesquisa, indicam uma cicatrização mais rápida em comparação a outros tratamentos. A formulação tem sido aplicada principalmente em feridas de primeira e segunda intenção, como aquelas decorrentes de castrações ou traumas. window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Da bancada ao consultório veterinário A ideia começou há cerca de quatro anos, a partir de uma pesquisa liderada pelo professor Eduardo César Meurer, da UFPR. A parceria com a UEPG nasceu com o então mestrando e médico veterinário Rodrigo Tozetto, que atualmente dá continuidade ao estudo em nível de doutorado, orientado pela professora Priscileila Ferrari. A equipe realizou testes in vitro e in vivo, inclusive com camundongos e ratos, e obteve resultados promissores. Em paralelo, os pesquisadores avaliam a estabilidade físico-química do produto, sua validade, e seu comportamento diante de variações de temperatura e umidade. A mestranda Ana Carolina Ventura, por exemplo, está desenvolvendo um hidrogel derivado da mesma matéria-prima, aplicando o produto duas vezes ao dia em animais sob acompanhamento. Já foram tratados 44 animais, entre cães e gatos. Entre eles está a gata Pixy, resgatada com feridas graves nas pernas e barriga. Após o tratamento, a melhora foi visível: “Agora ela está muito alegre e brinca com a gente”, relatou a doutoranda Anna Claudia Capote.
Fotos: Jéssica Natal Reconhecimento e próximos passos para o gel cicatrizante à base de tilápia O projeto recebeu reconhecimento estadual ao ser contemplado com o Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime), promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Fundação Araucária e o Sebrae-PR. Pela primeira vez na história, a UEPG foi premiada, recebendo um cheque simbólico de R$ 200 mil e um certificado de excelência. Com os recursos, os pesquisadores pretendem ampliar a estrutura da pesquisa, possibilitando que toda a cadeia produtiva — da extração do colágeno à produção do gel cicatrizante à base de tilápia — seja realizada dentro da UEPG. O objetivo é criar um portfólio diversificado de produtos veterinários, abrir o caminho para registro de patentes e buscar parcerias com universidades e empresas para comercialização em larga escala.
Fotos: Jéssica Natal “Acreditamos nas patentes que geramos desta tecnologia e esperamos encontrar universidades e empresas parceiras para a comercialização”, conclui o professor Flavio Beltrame.
Por: Redação
Artigos Relacionados:
Castro cita voto de Moraes sobre quando uso da força é "necessário"
há 13 minutos
Bruno Boghossian assume direção da sucursal da Folha em Brasília
há 23 minutos
Formulação inteligente desbloqueia potencial dos biopesticidas na agricultura
há 45 minutos
Comando Vermelho atua como “exército paralelo”, diz Castro
há 53 minutos
SovEcon eleva projeção para exportações de trigo da Rússia
há 1 hora
Prejuízo: Temporal causa destruição e prejuízos à produção agropecuária no Oeste do Paraná; vídeo
há 1 hora
USDA divulgará relatório de oferta e demanda nos EUA em 14 de novembro
há 1 hora
SCA traz plano que propõe direcionar até 8 bilhões de litros de etanol
há 1 hora
Conseleite, Sindileite e Faesc pedem ao governo medidas em apoio ao setor
há 1 hora
Mapa lidera ações globais contra a crise climática na COP 30
há 1 hora
PT lidera ranking de relevância nas redes sociais entre partidos políticos
há 2 horas
Indústria de carne bovina do Brasil vê solução sobre tarifas dos EUA em até 60 dias
há 2 horas
Moraes cita risco de fuga e mantém prisão de Braga Netto
há 2 horas
Moraes cita risco de fuga e mantém prisão de Braga Netto
há 3 horas
Judiciário não está inerte diante de crimes contra a vida, diz Fachin
há 3 horas
Aumento na área de soja em Goiás traz leve alta para estimativa de safra 2025/26 da StoneX
há 3 horas
Mauro Cid retira tornozeleira eletrônica e inicia cumprimento de pena
há 3 horas
Tarcísio defende que PCC seja classificado como grupo "terrorista"
há 4 horas
Safra de soja no Mercosul deve crescer 0,8% em 25/26 apesar de queda na área, aponta Céleres
há 4 horas
Aprosoja MT destaca papel da sustentabilidade do Brasil nas discussões climáticas da COP30
há 4 horas
Lula regulamenta fiscalização de produtos de origem vegetal
há 4 horas
Assista a vídeos da megaoperação no Rio contra o CV
há 4 horas
Pepsico lança programa ligado à agricultura regenerativa no Cerrado