*Por Sara Scire
“O que é mais saudável e adequado para uma família do que pijamas combinando para as festas? Que tal não ter que brigar com um familiar para decidir quem vai jogar o Wordle?”
Essa é a mensagem que o New York Times está usando para divulgar sua nova assinatura familiar lançada na 2ª feira (8.set.2025).
A nova opção All Access Family custa US$ 30 por mês para 4 usuários e inclui todos os produtos digitais do Times. Há também uma assinatura familiar independente de jogos por US$ 10 por mês para famílias mais interessadas no Wordle –o quebra-cabeça viral de palavras adquirido pelo jornal em 2022.
A opção familiar custa cerca de US$ 5 a mais por mês do que uma assinatura individual. Uma assinatura individual de jogos custa cerca de US$ 50 por ano. Já a assinatura familiar anual exclusiva para jogos custa US$ 120.
A nova oferta permitirá ao Times atrair novos assinantes, fidelizar ainda mais os assinantes existentes e atrair novos públicos (e potencialmente mais jovens). Testes iniciais também sugerem que os planos familiares têm taxas de retenção mais altas, segundo Ben Cotton, chefe de Crescimento de Assinaturas do New York Times.
“A ideia do Times como uma experiência compartilhada é algo em que nos aprofundamos há muito tempo”, diz Cotton. “Ouvimos tantas histórias maravilhosas ao longo dos anos sobre famílias que aprenderam a amar o Times compartilhando diferentes seções do jornal impresso na mesa do café da manhã”, afirma.
De acordo com o executivo, a assinatura do NYT Family é uma tentativa “de criar um tipo de experiência comunitária no mundo digital”.
A estratégia de negócios por trás de uma assinatura familiar não é novidade. No auge dos jornais impressos, a leitura em família –especialmente nos fins de semana– incentivava o hábito da leitura entre os mais jovens.
Segundo um estudo realizado na era pré-internet, a leitura diária entre alunos do ensino médio que tinham acesso a jornais em casa aumentava 13% a cada ano.
Muito antes de o Times adquirir o Athletic e o Wordle, a publicação tentava “adicionar entusiasmo” para “atrair leitores e anunciantes”. Para isso, introduziu novas seções dedicadas a casa, esportes e ciência no final da década de 1970.
As notícias mais “leves” das novas seções acabaram se tornando capas das revistas New York (que denunciou mudanças como “egocentrismo da classe média”) e Time. Apesar disso, tiveram o efeito esperado. A circulação diária aumentou e a publicidade atingiu um recorde, segundo uma reportagem de capa da Time. “
Ainda era o New York Times”, disse o editor executivo AM Rosenthal em uma entrevista anos depois. “Meu Deus, você pega aquele jornal e podemos ter meia página sobre aspargos, mas ainda é o The New York Times”, afirmou.
Hoje, o Times oferece seu jornalismo juntamente com o jogo Connections, Wirecutter e cobertura do Fantasy Football. E há mais aspargos do que nunca; o popular aplicativo NYT Cooking tem 348 receitas com o vegetal.
A assinatura NYT Family permitirá que os usuários personalizem sua experiência no Times. Cada integrante da família pode criar seu próprio login, salvar caixas de receitas personalizadas no Cooking, assinar boletins informativos por e-mail e selecionar seus próprios artigos salvos na área de notícias.
Mas o mais importante talvez seja: você não vai entrar no Wordle ou nas palavras-cruzadas e descobrir que alguém já completou os jogos naquele dia. O Times confirmou que os pedidos relacionados a jogos foram uma parte importante do lançamento da assinatura familiar.
Cada familiar pode ter suas próprias estatísticas e sequências na crescente coleção de jogos e quebra-cabeças do Times. Também poderão competir entre si em tabelas de classificação compartilhadas.
Cotton afirma que o Times ficou “muito animado” com as primeiras avaliações e resultados das assinaturas familiares. Durante o teste beta, a equipe de atendimento ao cliente recebeu ligações de leitores que ouviram falar do plano de assinatura familiar e queriam participar.
Outros serviços de assinatura digital, como a Netflix, restringiram o compartilhamento de senhas e limitaram as contas familiares a uma única residência. O Times usará geolocalização para garantir que todos os integrantes da família morem no mesmo local? Posso adicionar minha avó, que mora no Maine, à minha assinatura?
“Sabemos que as famílias assumem muitas formas e, por isso, deixamos que você decida o que quer considerar sua família”, responde Cotton, ao afirmar que a assinatura familiar pode incluir familiares ou amigos que não moram na mesma casa.
“Queremos assegurar que todas as nanas [avós] tenham acesso e que possam compartilhar com seus netos”, declarou.
O New York Times tem atualmente 11,66 milhões de assinantes. A empresa quer atingir 15 milhões até o final de 2027. Segundo Cotton, cada assinatura familiar contará como 2 assinantes, independente de quantos integrantes da família sejam adicionados.
*Sarah Scire é editora adjunta do Nieman Lab. Anteriormente, trabalhou no Tow Center for Digital Journalism da Universidade Columbia, em Farrar, Strauss and Giroux, e no New York Times.
Texto traduzido por Leo Garfinkel. Leia o original em inglês.
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