• Sexta-feira, 1 de maio de 2026

Lula não participa de atos do Dia do Trabalhador pelo segundo ano seguido

Presidente permanece em Brasília enquanto manifestações em BH e no país têm como foco o fim da escala 6x1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não irá comparecer aos atos desta sexta-feira (1º de maio), Dia do Trabalhador, realizados em diversas capitais do país. As manifestações têm como principal pauta o fim da escala 6x1.

Em Belo Horizonte, o ato está marcado para as 9h, na Praça Raul Soares, no Centro da capital. A Central Única dos Trabalhadores (CUT), outras entidades sindicais e partidos de esquerda devem se reunir em um protesto unificado por pautas trabalhistas.

Na Região Metropolitana, em Contagem, ocorreu às 7h a tradicional Missa dos Trabalhadores, na Praça da Cemig, na Cidade Industrial.

As mobilizações deste 1º de maio são as primeiras de rua organizadas por movimentos de esquerda após uma semana de reveses para o governo federal. Entre eles, a rejeição da indicação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal (STF) e a derrubada do veto presidencial ao PL da Dosimetria, que trata das penas para os condenados pelos atos de 8 de janeiro.

Lula participou pela última vez de um evento do tipo em 2024, durante ato em São Paulo. Este é o segundo ano consecutivo em que o presidente não comparece às manifestações organizadas pelas centrais sindicais.

O Palácio do Planalto não informou o motivo da ausência. Lula deve permanecer em Brasília, sem previsão de agenda pública. O representante do governo será Guilherme Boulos, que participará de evento em São Bernardo do Campo (SP), ao lado do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e de Edinho Silva, presidente do PT.

O movimento de direita recebeu autorização para ocupar a Paulista a partir das 10h da manhã. A manifestação está marcada em frente ao Museu do Masp. Com a autorização em mãos, o grupo de direita também foi autorizado a receber a participação de outros grupos próximos ao movimento. O grupo de direita 'Marcha da Liberdade' também irá se juntar ao movimento organizado pelos conservadores.

Com a impossibilidade de realizar o ato na Paulista, a CPS-Conlutas disse à Itatiaia que irá se juntar com sindicatos e movimentos sociais para realizar o ato de 1º de maio na Praça da República, no centro de São Paulo, a partir das 9h da manhã. A nossa reportagem apurou com a Secretaria de Segurança Pública que um outro grupo progressista recebeu autorização para realizar um ato na Praça Roosevel a partir das 9h da manhã.

Por: ITATIAIA

Artigos Relacionados: