• Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

É prematuro assinar acordo Mercosul-UE sem garantias a setor agrícola, diz Meloni

Em discurso à Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 17, Meloni disse que a Itália sempre viu a iniciativa com interesse.

Em discurso à Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 17, Meloni disse que a Itália sempre viu a iniciativa com interesse. São Paulo, 17 – A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, afirmou que considera prematuro assinar o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul nos próximos dias, ao avaliar que ainda faltam garantias suficientes para agricultores. Em discurso à Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 17, Meloni disse que a Itália sempre viu a iniciativa com interesse, mas ressaltou que o governo só dará aval quando houver “adequadas garantias de reciprocidade para o nosso setor agrícola”. Segundo a premiê, o acordo tem valor político e econômico por funcionar como uma “ponte entre a Europa e a América Latina” e por prever “importantes e positivas repercussões esperadas para as exportações italianas, tanto no setor industrial quanto no alimentar”, além da proteção de “mais de 50 denominações de origem geográfica italianas”.
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Queda de 18% no preço da ureia altera estratégia de compra de fertilizantes no Brasil
    Queda de 18% no preço da ureia altera estratégia de compra de fertilizantes no Brasil
    Ainda assim, Meloni frisou que Roma foi clara ao dizer que a iniciativa “deverá ser positiva para todos os setores”.window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});A chefe do governo italiano destacou avanços obtidos junto à Comissão Europeia, como a criação de um mecanismo específico de salvaguarda, de um fundo adequado de compensação e o reforço significativo dos controles fitossanitários na entrada. Contudo, observou que essas medidas “ainda não estão totalmente finalizadas”.Por isso, Meloni afirmou que “assinar o acordo nos próximos dias, como foi hipotetizado, ainda é prematuro” e defendeu aguardar a conclusão do pacote de salvaguardas e o diálogo com agricultores italianos.
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: