• Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Truque simples para controlar a fome antes das ceias: café da manhã com ovos

Proteicos, versáteis e acessíveis, os ovos geram saciedade prolongada e ajudam a controlar o apetite ao longo do dia.

Proteicos, versáteis e acessíveis, os ovos geram saciedade prolongada e ajudam a controlar o apetite ao longo do dia. Com dezembro cheio de encontros, mesas fartas e aquela sequência de “só mais um pedacinho”, manter o equilíbrio pode ser um desafio. Uma estratégia simples — e muitas vezes subestimada — pode ajudar a reduzir os exageros sem renunciar ao prazer à mesa: começar o dia com ovos no café da manhã. Proteicos, versáteis e acessíveis, os ovos geram saciedade prolongada e ajudam a controlar o apetite ao longo do dia. O efeito é especialmente útil em dias de confraternização, quando o intervalo entre refeições é maior e a fome costuma chegar de forma intensa. Além disso, o alimento entrega nutrientes importantes para quem não quer descuidar do bem-estar mesmo em meio ao clima festivo.
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Integração entre sistemas de monitoramento e gestão de rebanho acelera decisões na fazenda
    Integração entre sistemas de monitoramento e gestão de rebanho acelera decisões na fazenda
    Segundo a nutricionista Lúcia Endriukaite, do Instituto Ovos Brasil, a proteína do ovo contém todos os aminoácidos essenciais e “estimula a produção dos hormônios GLP-1 e GIP, que modulam a secreção de insulina e glucagon. Assim, promove esvaziamento gástrico mais lento e apresenta maior saciedade quando comparada aos carboidratos”.window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Esse mecanismo fisiológico pode ajudar a reduzir o consumo exagerado à noite; entretanto, não se trata apenas de uma questão nutricional, e sim comportamental. Afinal, nesses momentos, diante de uma oferta maior de preparações especiais, é comum surgir um comportamento marcado por frases como “só hoje” ou “hoje é dia de festa”. Outra dica que pode ajudar nesses dias é consumir ovos antes do jantar, para que a fome esteja controlada até a chegada da ceia. É justamente essa mudança de hábito que chama atenção na tendência atual de consumo consciente. Para André Carvalho, Diretor de Marketing e Inovação da Mantiqueira Brasil, o movimento vai além de calorias e dietas: “O consumidor moderno está mais atento: quer prazer, mas também bem-estar. Os ovos ajudam a equilibrar esse caminho — são práticos, versáteis e facilitam escolhas mais controladas nas confraternizações”. Esse comportamento também aparece nas iniciativas da marca para o fim do ano. Em clima natalino, os perfis @ovosmantiqueira e @mantiqueiraemcasa exibirão receitinhas práticas para as ceias ao longo das semanas que antecedem o Natal. Já o perfil @happyeggs apresenta uma receita típica da ceia brasileira, em parceria com o influenciador de gastronomia Arthur Paek. Para quem quer aproveitar o melhor das ceias sem excessos, a estratégia é simples. Um café da manhã com ovos — ou ainda um lanche da tarde com omelete, ovo cozido ou mexidos — pode garantir a chegada à festa com a fome sob controle, mente leve e escolhas mais conscientes. Não se trata de restrição, mas de preparação. Anote 4 dicas da Mantiqueira Brasil para preparar os ovos:
  • Mexidos cremosos — prontos em 3 minutos, saciam por horas.
  • Omelete prática — adicione o que tiver: queijo, tomate, ervas.
  • Ovo cozido — prático, rápido e fácil de consumir.
  • Tapiovo — tapioca + ovo para energia estável até a noite.
  • VEJA TAMBÉM:
  • CIM aprova Plano Clima com foco em adaptação, mitigação e desenvolvimento sustentável
  • Mapa realiza operação Dose Limpa contra comércio de bebidas clandestinas e falsificadas
  • Aberturas de mercado nos Emirados Árabes Unidos, em Gana e no Peru
  • ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago PereiraQuer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: