• Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Frente fria e chuvas intensas colocam regiões em alerta

Veja a previsão do tempo do Climatempo. Frente fria traz risco de temporais no Rio e Norte, enquanto o Sul tem dias de sol. Confira sua região

Enquanto uma massa de ar seco garante estabilidade na Região Sul, o avanço de uma frente fria coloca o Sudeste e o Norte em atenção para volumes elevados de água, segundo dados do Climatempo. A nova atualização da previsão do tempo aponta para uma semana de contrastes climáticos no Brasil. Segundo informações do Climatempo, o deslocamento de uma frente fria, somado a corredores de umidade, vai mudar a rotina em diversas capitais e cidades do interior, exigindo o guarda-chuva em mão no Sudeste e Norte, enquanto o Sul deve registrar estabilidade. Acompanhar a previsão do tempo é fundamental para planejar a semana, seja para evitar transtornos no trânsito causados pelas chuvas ou para aproveitar os momentos de lazer ao ar livre onde o sol vai aparecer. Veja abaixo o detalhamento por região.
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Investir em “terra que não presta” é o segredo do titã do Agro que mira R$ 4,2 bilhões em ganhos
    Sol retorna ao Sul, mas com ressalvas Para quem vive na Região Sul, a tendência é de tempo firme. Uma massa de ar seco (sistema de alta pressão) está atuando após a passagem da frente fria, garantindo a presença do sol na maior parte dos estados. window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Apesar da estabilidade, a previsão do tempo alerta para chuvas pontuais em áreas específicas:
  • Litoral do Paraná e interior de Santa Catarina: Há possibilidade de chuvas fracas e isoladas.
  • Noroeste do Paraná: Pode ocorrer garoa ou chuva leve, sem grandes riscos.
  • Alerta de chuva volumosa no Rio de Janeiro No Sudeste, a situação exige atenção. Em São Paulo, o tempo começa a abrir, mas ainda há previsão de chuva moderada a forte no litoral e nas faixas norte e leste do estado. O destaque negativo da previsão do tempo vai para Minas Gerais e, principalmente, o Rio de Janeiro. A passagem da frente fria deve provocar pancadas frequentes. No estado fluminense, há risco de volumes elevados de chuva, com foco na Região Metropolitana e na Região dos Lagos, o que pode gerar pontos de alagamento e transtornos urbanos. Centro-Oeste e a divisão do clima No Centro-Oeste, a instabilidade perde um pouco de força, mas não vai embora totalmente. A chuva continua aparecendo em forma de pancadas na maior parte de Mato Grosso e Goiás. Em Mato Grosso do Sul, a previsão do tempo mostra um cenário dividido:
  • Norte e Leste do MS: Chuva moderada a forte, com risco de temporais localizados.
  • Sudoeste e demais áreas: O tempo tende a ficar mais firme, com o sol aparecendo mais.
  • Norte e Nordeste com instabilidade em alta A chuva ganha força na metade norte do país. No Nordeste, segundo o Climatempo, a instabilidade aumenta no Piauí, Maranhão e Ceará, com chuvas que podem ser fortes em alguns momentos. Na Bahia, o tempo fica instável no oeste e interior, enquanto o litoral tem apenas chuva fraca. Na Região Norte, a previsão do tempo indica guarda-chuvas abertos. Amazonas, Acre e Rondônia terão pancadas frequentes. O alerta para temporais se estende para a metade sul e oeste do Pará e para o Amapá. Em Roraima e no Tocantins, o calor continua, mas acompanhado de chuvas típicas da estação. VEJA MAIS:
  • Queda de 18% no preço da ureia altera estratégia de compra de fertilizantes no Brasil
  • Devo apenas para Bancos: posso pedir Recuperação Judicial?
  • ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: