Bolsonaro prestigia abertura do Campeonato Nacional do Quarto de Milha
Araçatuba, interior de São Paulo, recebe o 47º Campeonato Nacional do Quarto de Milha; abertura aconteceu neste sábado com a presença de autoridades estaduais e federais
Araçatuba, interior de São Paulo, recebe o 47º Campeonato Nacional do Quarto de Milha; abertura aconteceu neste sábado com a presença de autoridades estaduais e federais Desde o último dia 10 de julho, a cidade de Araçatuba (SP), vem sendo palco das competições do 47º Campeonato Nacional do Quarto de Milha, no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado. O evento, recebeu mais de 11 mil inscrições e tem a premiação garantida de R$ 3,9 milhões.
Como parte da programação, foi realizado a cerimônia de abertura oficial, que aconteceu na Arena RAM. Durante a solenidade, estiveram presentes o governador Tarcísio de Freitas, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, André do Prado. Além deles, o ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, também prestigiou o evento. “ O nosso agro merece toda a nossa homenagem, todo o nosso respeito e todo o nosso trabalho. Nós temos um agro diversificado e importante para nossa pauta de exportações. Esse ano, São Paulo se tornou o maior exportador do agronegócio do Brasil”, afirmou Tarcísio.
“O nosso agro merece toda a nossa homenagem, todo o nosso respeito e todo o nosso trabalho. Nós temos um agro diversificado e importante para nossa pauta de exportações. Esse ano, São Paulo se tornou o maior exportador do agronegócio do Brasil”, afirmou Tarcísio.
Foto: Divulgação
Para Guilherme Piai, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha – ABQM, tem um papel fundamental na equinocultura brasileira: “ É a segunda maior associação da raça no mundo e o Quarto de Milha representa mais de 40% do setor de equídeos, área esta que proporciona mais de R$ 30 bilhões do PIB e gera três milhões de empregos. E, receber um evento tão importante como esse no Estado de São Paulo é de extrema importância, já que faz a economia girar em todos os setores”. Piai reforça que é uma honra que o estado seja sede de eventos importantes da raça mais versátil. “É uma associação de grande credibilidade, que vem sendo bem gerenciada pela presidente Mônica, que com certeza está quebrando recordes e que vai crescer ainda mais, contando com o apoio do Governo do Estado de São Paulo”.
Além da relevância econômica que a ABQM representa para o estado de São Paulo e para o Brasil, o secretário falou da importância social da associação, confirmando que já vem sendo marcadas reuniões na Alesp para replicar os projetos idealizados pela ABQM. “Os projetos desenvolvidos pela ABQM em Araçatuba vêm apresentando grande sucesso e queremos estender para outras regiões e deixar um verdadeiro legado”. Foto: Divulgação Em 18 modalidades disputadas, o Campeonato Nacional recebeu 11.700 inscrições, registrando um aumento de 5% em relação à competição anterior. A Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão ligado à Secretaria de Agricultura, esteve presente durante todos os dias de evento, realizando a fiscalização de documentos zoossanitários e a entrada de animais, além de preservar a sanidade do rebanho e garantir as condições de bem-estar animal.
Passaporte equestre O Projeto de Lei do Passaporte Equestre, encaminhado para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), prevê a liberação do trânsito animal no Estado de São Paulo e a atualização do sistema GEDAVE, que permite que o produtor faça, pelo celular, a emissão das próprias Guias de Trânsito Animal (GTAs) para fora do Estado.