O presidente da Ucrânia, , afirmou nesta quarta-feira (10/9) que Segundo o ucraniano, a incursão marca “um nível de escalada completamente diferente” da guerra e exige uma resposta firme dos aliados europeus.
“Ontem à noite, nossos militares detectaram o fluxo de drones russos diretamente para o cordão de isolamento com a Polônia. Este movimento não é um lapso ou uma misericórdia, mas um movimento proposital. Os russos pretendiam entrar em território polonês, tanto o nosso quanto o território da Bielorrússia”, declarou o presidente ucraniano em comunicado.
Zelensky destacou que os ataques tiveram como objetivo avaliar a reação ocidental e que Moscou busca medir a capacidade de resposta da Aliança.
“Experimente a reação. Descubra como as forças armadas dos países da Otan operam, o que ainda podem e não podem fazer”, disse.
Leia também
Ofensiva russa
O Aeroporto Internacional de Varsóvia foi temporariamente fechado por questões de segurança, e a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) emitiu um aviso a pilotos devido às “atividades militares não planejadas”.
“Caças poloneses e aliados estão operando em nosso espaço aéreo, enquanto os militares estão totalmente preparados para uma resposta imediata”, afirmou o Comando Operacional das Forças Armadas da Polônia.
O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, confirmou que ao menos três drones russos foram derrubados e que o país registrou 19 violações de seu espaço aéreo.
Artigo 4 da Otan
Diante do ataque, a O secretário-geral da aliança, Mark Rutte, enviou um recado direto a Moscou.
“Para Putin, minha mensagem é clara: parem a guerra na Ucrânia. Parem de violar o espaço aéreo aliado. Estamos prontos, vigilantes e defenderemos cada centímetro do território da Otan.”
Segundo a imprensa polonesa, caças F-16 locais foram mobilizados, além de aeronaves aliadas como F-35 holandeses, AWACS italianos e sistemas antimísseis Patriots da Alemanha.

7 imagens





Fechar modal.

![]()
1 de 7 Omar Marques/Getty Images
![]()
2 de 7 Polônia aciona artigo 4 da Otan após ataque de drones russos Mateusz Slodkowski/Getty Images
![]()
3 de 7 Premiê polonês Donald Tusk (dir.) rejeitou o plano de Friedrich Merz de reforçar os controles na fronteira germano-polonesa Getty Imagens
![]()
4 de 7 O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou, neste sábado (23/8), que não cederá territórios ucranianos à Rússia, ao celebrar o Dia da Bandeira Nacional Reprodução/Redes sociais
![]()
5 de 7 Zelensky afirma que Rússica quer "escapar" da reunião Reprodução/Redes sociais
![]()
6 de 7 Divulgação/Kremlin
![]()
7 de 7 Rússia se diz pronta para negociar paz na Ucrânia, mas impõe condições Contributor/Getty Images
Escudo aéreo europeu
Zelensky defendeu a criação de um sistema conjunto de defesa aérea para proteger o continente.
“Precisamos trabalhar em um sistema conjunto de defesa aérea e criar um escudo aéreo eficaz sobre a Europa. Devemos responder juntos a todos os desafios atuais e estar preparados para potenciais ameaças a todos os europeus no futuro”, declarou.
O líder ucraniano relatou ainda conversas com Tusk, o primeiro-ministro britânico Keir Starmer, a italiana Giorgia Meloni e o secretário-geral da Aliança. Segundo ele, todos concordaram sobre a necessidade de fortalecer a cooperação militar e acelerar a produção de drones interceptores.