• Quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Israel bombardeia Iêmen e deixa ao menos 9 mortos e 118 feridos

Ataques aéreos atingiram a capital Sanaa e a província de al-Jawf 1 dia depois de ofensiva no Qatar.

O Exército de Israel realizou ataques aéreos na capital do Iêmen, Sanaa, e na província de al-Jawf nesta 4ª feira (10.set.2025). A ofensiva matou 9 pessoas e feriu 118, mas o ministério da Saúde disse que os números ainda podem aumentar. O bombardeio se dá 1 dia depois de Israel atacar lideranças do Hamas na capital do Catar, em Doha.

Entre os locais atingidos estavam áreas residenciais, instalações médicas e depósitos de combustível.  Os ataques atingiram o bairro de al-Tahrir em Sanaa, uma instalação médica na Rua 60, no sudoeste da cidade, e um complexo governamental em al-Hazm, capital da província de al-Jawf. As informações são da Al Jazeera.

Israel justificou a operação como resposta a um ataque com drone de houthis contra o Aeroporto Ramon e confirmou ter atingido alvos militares.

“Há alguns dias, eliminamos a maioria dos membros do governo terrorista Houthi. Em resposta, os houthis dispararam contra o Aeroporto Ramon há 2 dias. Isso não nos enfraqueceu –nós os atacamos novamente pelo ar hoje, em suas instalações terroristas, em bases terroristas com muitos terroristas e também em outras instalações”, disse o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu (Likud, direita) em seu perfil no X (ex-Twitter).

O porta-voz do Exército Houthi, Ameen Hayyan, negou que tenham sido atingidas instalações militares. Segundo ele, “as Forças Armadas do Iêmen […] confirmam que seus ataques aéreos atingiram propriedades exclusivamente civis, incluindo os jornais “26 de Setembro” e “Al-Yemen”, com mártires e feridos entre jornalistas e cidadãos”.

A autoridade militar acrescentou que “esta agressão traiçoeira não passará sem resposta e punição”.

Horas depois, Netanyahu fez outra publicação. Declarou que o Catar e a todas as nações que abrigam terroristas deveriam “os expulsar ou os levar à justiça” antes que Tel Aviv o faça.

Assista ao vídeo:

Por: Poder360

Artigos Relacionados: