• Sábado, 4 de outubro de 2025

União Brasil abre processo de expulsão contra Celso Sabino

Ministro do Turismo anunciou saída, mas permaneceu no cargo a pedido de Lula até para acompanhar eventos da COP em Belém.

O União Brasil abriu um processo disciplinar contra o ministro do Turismo, Celso Sabino, depois da decisão do partido de afastar os filiados que ocupam cargos no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A medida pode levar à expulsão de Sabino, que se demitiu do cargo na 6ª feira (26.set.2025), mas permaneceu no posto a pedido de Lula para acompanhar as inaugurações ligadas à COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), em Belém, até a 5ª feira (2.out).

Ao Poder360, o deputado federal Fabio Schiochet (União Brasil-SC) confirmou a abertura do processo. “Fui designado relator no processo disciplinar do ministro Celso. Acredito que o ministro deve apresentar a defesa até 2ª feira [6.out] ou sair do governo. Minha posição é que tenho certeza que o ministro terá coerência e entregará o cargo conforme orientação do União”, declarou.

A pressão sobre Sabino cresceu depois de manifestações em apoio ao presidente. Em evento realizado na capital paraense na 5ª feira (2.out), o ministro afirmou que pretende “apoiar Lula onde quer que esteja”.

“Nada, nem um partido político, nem um cargo e nem uma ambição pessoal vai me afastar desse povo que eu amo e do Estado do Pará, presidente. Conte comigo onde quer que eu esteja para lhe apoiar, para segurar na sua mão, porque reconheço e sei do seu trabalho o duro que o senhor deu pelo Brasil e pelo Estado do Pará”, declarou.

As declarações foram interpretadas como um sinal de alinhamento com o governo petista, em contraste com a determinação da cúpula do União Brasil, que decidiu se afastar do Planalto.

Sabino entregou a carta de renúncia em 26 de setembro, mas atendeu a um pedido de Lula para permanecer no cargo até a conclusão da agenda relacionada à COP30. A conclusão da demissão deve ser feita nos próximos dias, segundo apurou este jornal digital.

O União Brasil tem 59 deputados federais e 7 senadores. O partido foi um dos pilares da base de sustentação do governo no início do mandato, mas a direção nacional mudou de posição em 2025 e passou a adotar uma linha de oposição.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: